MEIO AMBIENTE
Descarte de lixo nas ruas atrapalha o sistema de captação de água das chuvas
Robson de Castro
18/02/2025 - terça às 13h00
De olho na balneabilidade das praias para turistas e moradores, Praia Grande criou uma força-tarefa de limpeza dos extravasores do sistema de drenagem do Município. Desde o início das fortes chuvas, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) têm se revezado para manterem limpos os pontos de vazão desse sistema. Infelizmente, são removidas embalagens plásticas e principalmente muito lixo, descartados nas ruas e nos bueiros. Descarte este que provoca enchentes nos bairros ou se transforma em poluição no mar.
Sabe aqueles canais que aparecem nas praias da Cidade após as chuvas? Na verdade, não são canais, são extravasores do sistema de captação de águas das chuvas. Eles permitem aliviar o sistema quando grandes quantidades de chuvas atingem a Cidade. É como se fosse uma rota de fuga, que leva a água da chuva direto para o mar em momentos de maior necessidade. O “vazamento” é uma prova de que o sistema está funcionando corretamente.
Logo após esta fase, as equipes da Sesurb entram em ação. Tratores nivelam a areia, recolhem os lixos que chegaram aos extravasores e remodelam a saída de água utilizando a própria areia, para prevenir erosões no trecho. Esse trabalho é importante para evitar que a movimentação dessas águas provoque a formação de valas profundas, que podem até danificar a estrutura do calçadão, além de dificultar a passagem dos pedestres pela faixa de areia.
“É um trabalho contínuo, enfrentando as variações naturais. A cada chuva ou maré alta, todo o trabalho é destruído e precisa ser reiniciado. Por isso, vamos percorrendo toda a orla e fazendo isso em cada um dos 242 extravasores instalados nos 22,5km de orla de Praia Grande”, explica do chefe do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesurb, Sidney Barbosa da Penha.
Além desse serviço, durante toda a temporada de verão também é realizada a limpeza da praia, sempre no final da noite, iniciando por volta das 21h, período em que há menos pessoas na faixa de areia. Mais de 200 caçambas com tampa estão distribuídas na faixa de areia e mais de 1.400 lixeiras instaladas no calçadão. O Município conta com a conscientização dos banhistas para manter o espaço limpo.
Deixe a sua opinião
ver todos