TURISMO
Espaço reúne obras dos artesãos e contará com oficinas culturais gratuitas
Robson de Castro
11/12/2024 - quarta às 17h55
No último final de semana, foram inaugurados vários espaços de lazer em Praia Grande, incluindo a revitalizada Praça Carlos Gomes, que recebeu diversas melhorias. O local agora oferece um espaço dedicado a valorizar e evidenciar os artesãos da Cidade. Com entrada gratuita, a Casa do Artesão Marina de Carvalho, localizada no bairro Solemar (Avenida Presidente Kennedy entre as Ruas Francisco Alves e Amelletto Franceschelli e a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas), reúne obras de diversos artesãos cadastrados no Município, funcionando de segunda a sexta (exceto pontos facultativo e feriados), das 9h às 17h.
O lugar leva o nome Marina de Carvalho, uma figura que marcou o inicio das feiras artesanais de Praia Grande. A filha de Marina, Lucylene Carvalho, comentou sobre a homenagem à mãe, que faleceu em 2022. "A Casa do Artesão é um presente do Município para minha mãe e para todos que desfrutarem daquele espaço. Ela ainda jovem participava de cursos voltados para o artesanato e, durante esse período, ela foi reconhecida e recebeu um troféu como melhor artesã. Inicialmente sem um local fixo para vender suas criações, acabava presenteando amigos com suas peças, sempre de forma generosa e criativa", disse Lucylene.
Lucylene, que também é artesã (permissionária da Feira de Artesanato do Bairro Guilhermina), além de contar a história da mãe como artesã, destaca como iniciaram na feira do bairro. "Há mais de 40 anos, nos finais de semana, vimos uma oportunidade no bairro e, com a permissão do proprietário de um loja de peças, montamos uma pequena feira na esquina da Rua Julio Secco de Carvalho. Assim nasceu a Feira de Artesanato no Solemar, minha mãe e suas amigas formaram um grupo e começaram a vender panos de prato, crochê e pinturas em tecido. Porém, o espaço começou a ficar pequeno, e outros amigos também queriam participar. Foi então que nos mudamos para a Praça Carlos Gomes", contou a filha.
O secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, destaca a importância desse espaço para os artesãos da Cidade. "Abertura desse espaço não é apenas uma conquista nossa, mas de toda a população. Esse local busca valorizar os trabalhos artesanais produzidos pelos munícipes que participam tanto das feiras fixas quanto das itinerantes. Além de homenagear uma grande artesã da Cidade, esse espaço se torna mais uma opção de lazer para moradores e turistas que poderão contemplar as obras desses artistas", afirmou Petiz.
Com o passar dos anos, as Feiras de Artesanato ganharam cada vez mais destaque na cidade, contribuindo com a economia dos municípes. O local, além de expor obras dos artesãos participantes das Feiras de Artesanato fixas e Itinerante, em breve oferecerá oficinas culturais gratuitas.
“A Casa do Artesão é um importante passo para o artesanato de Praia Grande. Ofertarmos oficinas contribui para que os artesãos sigam se desenvolvendo, trazendo novidades nos produtos comercializados nas Feiras, o que fomenta também o nosso turismo”, completa o responsável pela pasta da Sectur.
Deixe a sua opinião
ver todos