OBRAS PÚBLICAS
Obras foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (25)
Robson de Castro
26/11/2024 - terça às 21h00
Praia Grande não para de crescer e se desenvolver! E duas importantes obras da Cidade foram entregues oficialmente para a população na manhã desta segunda-feira, dia 25: a remodelação das rotatórias A Tribuna e Parceria, nos Bairros Boqueirão e Sítio do Campo, respectivamente, e 6 novos sanitários públicos no calçadão da orla, nos Bairros Mirim, Maracanã e Caiçara. Ambas as obras contaram com recursos de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O evento de inauguração contou com a presença da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, e do técnico do Dadetur, Clodoaldo Marques.
Após as melhorias, as rotatórias passaram a formar um único sistema, funcionando como um “oito”, não permitindo o acesso no meio delas. A pista que segue sentido Avenida Ayrton Senna foi transferida, com isso, a área de acesso à rotatória foi ampliada alguns metros para quem segue das Avenidas Presidente Costa e Silva e Marechal Mallet. Com as obras, ambas rotatórias passaram a contar com três faixas de rolamento em toda sua extensão (antes, a Rotatória Parceria contava com duas faixas para os veículos; e a Rotatória A Tribuna com trechos com duas e três faixas).
Em frente ao Palácio das Artes, foram realizadas diversas mudanças. A principal delas foi a ampliação do trecho de calçada, ligando o complexo cultural com a antiga área da árvore de natal. O trecho do Palácio das Artes passou a contar com área para embarque e desembarque, evitando que condutores de veículos de pessoas que passarão a utilizar ou visitar o novo espaço causem impactos no complexo viário das rotatórias, evitando acidentes.
Sanitários – Na sequência, foram entregues também as obras de construção de seis novos sanitários no calçadão da orla. Agora, os locais se somam às demais unidades já inauguradas nos meses de fevereiro e junho de 2024, nos Bairros Guilhermina, Flórida e Solemar e Aviação com sanitários acessíveis para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. E, no total, estão previstas 18 unidades.
A obra contempla a construção de, no total, 25 novas rampas de acesso à faixa de areia, com corrimãos em aço inox, que conta com maior durabilidade e menor necessidade de manutenções. Todo o arredor do local recebeu piso podotátil (demarcações em alto relevo que alerta sobre obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual).
Na altura da faixa de rolamento de veículos da Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia) em frente aos sanitários estão sendo realizadas intervenções através de método não destrutivo, que diminuem significativamente os danos e transtornos para a população, como isolamentos de áreas e interdições viárias. Este método está sendo utilizado para a passagem de cabeamento de dados, energia, além de sistema de água e esgoto. Com isso, não será necessária qualquer intervenção no pavimento da avenida.
Em cada um dos 18 sanitários está sendo instalado um painel em LED para a exibição de informações de interesse público com as dimensões de 2m por 1,20, que serão protegidos contra vandalismo e intempéries por vidro temperado de 10 mm. Os sanitários contarão com a construção de reservatórios de água superiores e inferiores (sob o solo). As coberturas serão feitas com telhas termoacústicas, que ajudam a diminuir ruídos, além de colaborar com o controle de altas temperaturas (há estudos que mostram que podem reduzir em certo espaço até 30% a temperatura do ambiente externo).
Nos sanitários estão sendo instaladas 36 catracas eletrônicas, sendo que, destas, 18 serão para acesso de pessoas com deficiência física. Com esse controle de acesso via catracas será possível realizar levantamentos quantitativos para obter relatórios e informações mais precisas para que possam ser realizadas ações futuras de melhorias/aprimoramento/ampliação do trabalho.
O piso nos decks onde estão sendo implantados os equipamentos está passando por mudanças. No entorno dos futuros sanitários em alguns casos será executada a calçada em pedra goiás, em locais em que o calçadão é revestido em mosaico português o mesmo será substituído pelo revestimento em pedra goiás.
Toda a questão paisagística e estética dos sanitários terá uma padronização, seguindo uma harmonização com os quiosques particulares já instalados no calçadão da orla. Com isso, serão instalados painéis decorativos em ladrilhos hidráulicos com estampa gráfica com paginação exclusiva. Além disso, será realizada a instalação de parede verde (com jardim vertical em concreto).
A prefeita de Praia Grande Raquel Chini explicou que a obra impacta positivamente no urbanismo e limpeza do local, ordenando ainda mais a orla de Praia Grande. “A obra de instalação de sanitários na orla é um atendimento a pedidos antigos e constantes de munícipes e turistas que utilizam a praia da nossa Cidade. É um equipamento que impacta na questão da acessibilidade, da balneabilidade e da valorização do Bairro”. Chini destacou que é importante a população colaborar na conservação do espaço. “Pedimos que todos colaborem e que denunciem caso presenciem algum tipo de situação, como vandalismo, no espaço. É um equipamento de todos!”, explica.
Deixe a sua opinião
ver todos