Terça, 29 de Abril de 2025

DólarR$ 5,63

EuroR$ 6,41

Santos

23ºC

ACESSIBILIDADE

Praia Acessível acontece em Guarujá nesta terça-feira (29)

O evento, que promove acesso ao mar para pessoas com deficiência, acontecerá na Praia do Guaiúba, com a visita de 41 jovens e adultos de instituição de Indaiatuba

Da Redação

29/04/2025 - terça às 10h17

A Prefeitura de Guarujá realizará, nesta terça-feira (29), mais uma edição do projeto 'Praia Acessível'. A iniciativa, que acontecerá na Praia do Guaiúba, receberá 41 jovens e adultos, entre 18 e 73 anos, do Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), uma instituição localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), o evento acontecerá das 9 às 16 horas.

 

A intenção do passeio é promover um dia repleto de inclusão, lazer, diversão e novas experiências aos indaiatubanos que estarão presentes. Para isso, serão disponibilizadas cadeiras anfíbias. Elas proporcionam a entrada no mar com maior conforto, já que o equipamento é fabricado com um pneu especial, que passa com maior facilidade pela areia, não afunda dentro da água e tem altura compatível com a possibilidade do usuário sentir a água.

 

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, destaca que a Sel prioriza o atendimento, a recreação e a atividade física aquática às pessoas com deficiência (PCD). "O acolhimento é importante. Desta forma, além de promovermos a inclusão, aumentamos o turismo em Guarujá, algo que também é importante", ressalta.

 

O Ciaspe é uma entidade criada há mais de 20 anos, com o objetivo de apoiar e acompanhar pessoas com necessidades especiais e suas famílias. A fundadora da instituição, Rosa Metzger dos Santos, destaca que o Município possui excelente estrutura para o acolhimento das pessoas com deficiência. "É a nossa quarta vez em Guarujá e, para muitos, a primeira vez na praia. Percebemos o quanto a Cidade trabalha pelas pessoas com deficiência", menciona.

 

O evento contará com a parceria da Organização Não Governamental (Ong) Sociedade Mais Forte, uma iniciativa fundada pelo surfista Taiú Bueno, que realiza ações voltadas à prática de surfe para PCDs. A Ong cederá voluntários para o auxílio do manejo e condução das cadeiras anfíbias.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

VOLUNTÁRIO

Inscrições abertas para voluntários na 14a. Ação do Coração

ESPORTE

Time PG de taekwondo conquistou 16 medalhas na 4ª Etapa do Campeonato Paulista

QUALIFICAÇÃO

Associação Comercial de Santos e Academia do Café têm inscrições para curso Calibragem Q-Grader

2
Entre em nosso grupo