Segunda, 02 de Dezembro de 2024

DólarR$ 6,07

EuroR$ 6,35

Santos

33ºC

SANTOS

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável viram tema de caça ao tesouro em escola

A escola integra a programação de Santos, organizada pelo Comitê ODS Santos 2030 e Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), para a Global Week #ACT4SDG's

da Prefeitura de Santos

26/09/2023 - terça às 09h16

Elas passaram a tarde desta segunda-feira (25) envolvidas numa simples brincadeira, mas que tem o poder de transformar o mundo - PMS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) se transformaram em tema da caça ao tesouro para crianças de 6 a 11 anos do Colégio Atrio, na Aparecida, em Santos. Elas passaram a tarde desta segunda-feira (25) envolvidas numa simples brincadeira, mas que tem o poder de transformar o mundo.

A escola integra a programação de Santos, organizada pelo Comitê ODS Santos 2030 e Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), para a Global Week #ACT4SDG's.

Os alunos do 4º e 5º anos ficaram responsáveis por ensinar os menores, do 1º e 2º anos  sobre as ODS. Eles se dividiram em grupos e cada turma escolheu duas ODS que viraram pedaços de conhecimentos espalhados pela escola.

Manu Saba Vieira da Silva, 11 anos, e Ana Alice de Oliveira Gomes da Cunha, 10 anos, trabalharam ODS ligadas à Igualdade de Gênero e também Trabalho Digno. Palavras que agora fazem parte não somente do vocabulário delas, mas de suas atitudes e que fazem questão de levar para casa e para a vida.  Mas, antes, traduzem em conceitos mais simples para os amiguinhos.

"Homens e mulheres precisam ter os mesmo direitos. Por exemplo, os professores e professoras devem ganhar o mesmo salário. E ninguém pode falar também que meninas não podem jogar futebol e nem meninos brincar de boneca. A gente vai aprendendo agora o futuro", conta Manu.

"Eu não conhecia ODS e aprendi na escola. É importante para cuidar do mundo. Trabalho digno, por exemplo, todo mundo precisa ter. Não pode trabalhar e não ganhar um salário. A gente vai crescer e vai passando isso de geração em geração", acrescenta Ana Alice

Fernando Augusto Friso, 10 anos, fez junto com seu grupo de amigos dicas para falar sobre a ODS 4, que trata sobre Ensino de Qualidade.

"A gente teve a ideia de fazer seis pistas, mas que não fossem difíceis porque eles são pequenos. Fizemos as peças com cara de antiga para ficar com cara de tesouro. Quero que eles aprendam que Ensino de Qualidade é importante para todo mundo, ajudando a ter bons empregos e uma vida de qualidade. É fundamental".

Com mapas e pistas nas mãos, os estudantes saíram em busca de um tesouro.  "Juntamos o 4º e 5º anos. Fizemos uma grande aula, com que eles pesquisassem sobre ODS e propomos a caça ao tesouro. Eles estão bem envolvidos", explica a professora e coordenadora do ensino fundamental (anos finais), Ana Luiza Cremoneze.

A atividade vai representar uma mudança na visão de mundo e na formação dos pequenos cidadãos, aposta a coordenadora. "A escola tem uma política interna de incentivar que os alunos sejam participativos, reflexivos e tenham noções de cidadania. Esta é nossa premissa básica. Nós já tínhamos trabalhado com Cultura Oceânica, no Dia do Meio Ambiente (em junho). Eles  saíram no entorno, recolheram lixo na rua, fizeram paródia, teatro, entre outras atividades", conta Ana Luiza.

A atividade envolveu os professores dos 4º e 5º anos, além das professoras Erika Lopes, Carolina Mazza e Daniela Luz. A proposta é levar reflexão e conscientização para as turmas. E, claro, como toda caça ao tesouro, haverá premiação surpresa e a entrega será feita na quinta-feira (28).  

A ideia é que depois, em casa, com as famílias, eles pensem o que mais podem mudar. O que a gente já faz e o que pode fazer mais. Além de reduzir, reciclar, a ideia é revolucionar. É mudar a cultura da sociedade dos pequenos para os maiores. A mudança começa com eles e a Educação é a base", acrescenta Ana Luiza.

O chefe de Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods) da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, destaca a importância das ações desenvolvidas nas unidades escolares para o aprendizado das crianças e formação dos cidadãos.

"A aprendizagem das crianças sobre os ODS passam por atividades lúdicas como essa, a valorização das pequenas e grandes atitudes para um mundo mais sustentável. É formar cidadãos conscientes com suas responsabilidades com o outro e com o que é nosso".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

'Mutirão do Implanon' contempla mais de 80 adolescentes na Área Continental de São Vicente

SEUS DIREITOS

Procon Guarujá realiza Operação Verão 2024

HABITAÇÃO

Bertioga entrega 15 novos títulos regularização fundiária

2
Entre em nosso grupo