DEFININDO SEU ESPAÇO
Veterinário diz se é ou não normal pet agir dessa maneira
Por Lucas Campos - Redação BS9
21/04/2022 - quinta às 07h00
É preciso repreender o pet na mesma hora, mostrando o local certo que ele deve urinar - (foto: Freepik)
Uma das cenas mais comuns para donos de cachorro é ver os bichinhos marcando território. Mas isso é algo normal? Segundo o veterinário de Praia Grande Gustavo Moraes Ribeiro sim, se considerarmos que essa é uma atitude instintiva que faz parte da rotina do pet e não pelo fato de que quando ele faz isso é sinal de que não está confortável naquele ambiente.
A marcação de território com a urina é uma forma de proteger uma área de outros animais que, ao sentir o odor da urina, saberão que já está dominada. A fêmea faz isso quando está no cio, já que os hormônios presentes em sua urina podem chegar a longas distâncias e informam que ela está disponível para o acasalamento. Os machos são atraídos e também marcam território para garantir o domínio sobre a cadela.
Segundo o especialista, um fato que muitas pessoas desconhecem mas pode servir de gatilho para a ação de alguns cachorros é quando ele passa por situações de muito estresse e agitação no dia a dia, seja por barulhos altos vindos da rua ou muito movimento. As mudanças costumam causar estresse, sejam elas a chegada de alguém novo, mudança de casa ou até mesmo um móvel recém comprado.
"A ansiedade por separação também é outro fator que faz o cachorro marcar território. Por tudo isso, repreender na mesma hora, mostrar o local certo que ele deve urinar, evitar que o cheiro de urina fique por muito tempo, passear com o pet mais vezes durante o dia e recompensar suas atitudes corretas são maneiras de evitar que o cachorro faça xixi em lugares indevidos".
Por fim, Gustavo explica que uma das principais maneiras de evitar que o cachorro marque território é a castração. "Ela não impede o comportamento totalmente, mas estima-se que em torno de 80% dos casos, o cachorro castrado para de marcar território. Quanto mais cedo a castração for realizada, maior a chance de fazer o cão parar totalmente de marcar território. No caso de um cachorro adulto, a chance de parar 100% é menor, pois o instinto já está bem enraizado".
Deixe a sua opinião
ver todos