Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

POLÍTICA

Movimento Mulheres na Política é lançado em Itanhaém

Mais de 150 mulheres marcaram presença no evento organizado pela coligação Chegou a Hora de Recomeçar, que tem Marco Aurélio Gomes (PL) e Rodrigo Dias (PP) pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito na cidade

Flávia Souza

26/07/2024 - sexta às 12h00

Divulgação

“Nós, mulheres, fazemos política o tempo inteiro, o dia todo. Então, por que não fazer política nos espaços de poder?”, argumentou a professora Lúcia França, embaixadora do PSB por Elas, para as mais de 150 mulheres presentes no lançamento do movimento Mulheres na Política, Sua Voz, Nossa Força. O evento, que aconteceu ontem (24) no Lions Clube de Itanhaém , foi realizado pela coligação Chegou a Hora de Recomeçar, que tem Marco Aurélio Gomes (PL) e Rodrigo Dias (PP) pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itanhaém, respectivamente.
A professora foi aplaudida de pé após palestrar para o público composto por pré-candidatas ao legislativo itanhaense e lideranças femininas de destaque na cidade. Ela contou um pouco da sua história de vida, desde a infância até os dias de hoje, e falou de seu papel político na sociedade. “Tudo o que eu vivi me fez chegar até aqui. Então se posicione, valorize a sua história e entenda que é importante a sua presença nos espaços de poder. Itanhaém precisa de mulher na Câmara Legislativa”, afirmou.
Ela ratificou a importância da cidade ter mulheres eleitas. “Não precisamos ser vereadoras porque somos melhores, mas porque resolvemos os problemas de um jeito diferente e essa diferença é de suma importância na luta dos interesses da comunidade”. A professora ainda revelou que seu desejo é ver uma câmara legislativa com 50% de vereadoras eleitas.
A última vez que Itanhaém elegeu uma mulher vereadora foi em 2008, dado que foi lembrando por Marco Aurélio – que esteve presente na abertura do evento, ao lado de Rodrigo Dias. “Já faz 16 anos que tivemos uma vereadora eleita e queremos mudar essa situação. Estou feliz com o evento de hoje, de vermos esse salão lotado com mulheres que sabem que precisam estar na política como protagonistas para ajudar na reconstrução da cidade”, disse ele. O pré-candidato ao executivo também enfatizou que tem – entre os postulantes ao legislativo da coligação, um time de mulheres preparado para estar na câmara.
O evento, que incentiva a participação feminina na política, foi enaltecido por Rodrigo Dias. “Vocês, que estão neste evento lindo que celebra a força da mulher, são essenciais em nosso dia a dia, não só pela experiência que trazem, mas pela forma que se engajam na resolução dos problemas e zelam pela vida como um todo. Ter pessoas assim no universo político é fundamental, especialmente em nossa Câmara. Queremos mais mulheres eleitas vereadoras, porque acreditamos que vocês que nos ajudarão a recuperar Itanhaém”.
O encontro também contou com a participação de Alessandra Algarin, presidente estadual do Podemos Mulher, que fortaleceu o discurso de Rodrigo ao afirmar que as mulheres podem mudar a história política de Itanhaém. “Estamos aqui nesta linda festa da democracia feminina porque sabemos que podemos mudar a realidade. As mulheres são a maioria na população do nosso País e, na próxima eleição, seremos a maioria das votantes, já que 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. A mudança está em nossas mãos”.
Mesmo sendo a maioria populacional e no eleitorado, as mulheres ainda são minoria nos espaços de poder. Dados que comprovam a baixa participação feminina na política nacional foram apresentados por Alessandra, que levantou a história da mulher na política – desde 1932, quando a legislação brasileira permitiu que o voto feminino, até os dias atuais.
“Por que nós, que somos as grandes cuidadoras da cidade, ainda somos tão pouco representadas nos espaços de poder? A mulher precisa participar da política para ter a oportunidade de lutar por seus sonhos e objetivos de vida, por seus direitos e para fortalecer seus combates, como a violência de gênero.  Nós precisamos ser ouvidas e ter representantes que lutem pelas nossas causas”, disse. E alertou: “Não existe democracia plena se não fizermos com a presença de mulheres.
Cris Forssell, coordenadora do Podemos Mulher Baixada Santista e organizadora do movimento Mulheres na Política, Sua Voz, Nossa Força, finalizou o evento agradecendo a participação das pessoas presentes e enfatizou: “A boa política tem história. Acreditamos que temos um grupo de mulheres poderosas e juntas podemos fazer um grande movimento de políticas públicas voltadas às nossas causas”.
Ela ainda disse que, junto com os demais partidos coligados, está trabalhando para fortalecer as lideranças da cidade, a fim de uni-las politicamente para eleger mulheres para o legislativo e, assim, trazer mais identidade igualitária na cidade. “Nossa expectativa é que deste grupo saiam grandes vereadoras e lideranças políticas de destaque”, finalizou.




Sugestão de Nota:
A professora Lúcia França, embaixadora do PSB Por Elas; Alessandra Algarin, presidente estadual do Podemos Mulher; e Cris Forssel, coordenadora o Podemos Mulher Baixada Santista palestraram ontem (24) no lançamento do movimento intitulado Mulheres na Política, Sua Voz, Nossa Força. O evento foi realizado no Lions Clube de Itanhaém, pela coligação Chegou a Hora de Recomeçar, que tem Marco Aurélio Gomes (PL) e Rodrigo Dias (PP) pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade. Mais de 150 mulheres, entre pré-candidatas ao legislativo municipal e lideranças itanhaenses, marcaram presença na reunião que celebrou a força da mulher e incentivou a participação feminina na política.
A última vez que Itanhaém elegeu uma mulher vereadora foi em 2008, dado que foi lembrando por Marco Aurélio – que esteve presente na abertura do evento, ao lado de Rodrigo Dias. “Já faz 16 anos que tivemos uma vereadora eleita e queremos mudar essa situação. Estou feliz com o evento de hoje, de vermos esse salão lotado com mulheres que sabem que precisam estar na política como protagonistas para ajudar na reconstrução da cidade”, disse.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo