Sexta, 18 de Outubro de 2024

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,13

Santos

20ºC

SÃO VICENTE

Moradores da Aldeia Paranapuã recebem oficina de audiovisual

A produção audiovisual é fundamental para fortalecer a oralidade e a cultura Guarani, uma forma de guardar a narrativa verdadeira. Desde as primeiras aulas, os alunos foram apresentados aos equipamentos de filmagem e edição

da Prefeitura de São Vicente

02/04/2024 - terça às 09h00

Alunos eternizam suas histórias através de documentário em produção - Divulgação

Com o intuito de perpetuar suas tradições através de um documentário de produção própria, os moradores da Aldeia Paranapuã, em São Vicente, receberam, de 22 a 30 de março, uma oficina de produção audiovisual. O projeto "Ciclo de Cultura Tradicional" é ofertado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, com co-realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult).

Utilizando a câmera como caneta para eternizar sua cultura e tradições, o professor e cineasta Alberto Álvares ministra aulas no idioma Guarani aos indígenas da aldeia. O objetivo é dar a oportunidade de serem os autores de suas próprias histórias. "Eu acho incrível esse projeto. Estou muito feliz de estar aqui e poder ensinar aos meus parentes todos os conhecimentos que tenho no cinema. Quero que eles reescrevam a história deles no formato de vídeo, com o pensamento próprio, captura de imagem e direção de arte", ressalta o professor.

A produção audiovisual é fundamental para fortalecer a oralidade e a cultura Guarani, uma forma de guardar a narrativa verdadeira. Desde as primeiras aulas, os alunos foram apresentados aos equipamentos de filmagem e edição. Depois, começaram a produzir o roteiro para o documentário. Feito isso, as gravações começaram a todo vapor. Encontrar cenários bonitos não foi difícil.

Os moradores da aldeia amaram a oportunidade. "Eu gostei muito de poder manusear esses equipamentos. Nunca tinha visto igual. Fiquei muito feliz em registrar esse momento que estou passando com os meus colegas. Tive a oportunidade de entrevistar o meu pai para contar nossa história. Foi um momento bem especial", conta a aluna Franciele Gomes.

O resultado das produções será exposto no dia 30 de abril, através do canal do YouTube das Oficinas Culturais (https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo), em sessões comentadas pelos profissionais envolvidos na coordenação do projeto e das oficinas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Praia Grande abre as portas das Usafas no sábado (19) para ação do Outubro Rosa

OBRAS PÚBLICAS

Prefeitura de Peruíbe dá andamento em obras de pavimentação asfáltica na cidade

CULTURA

Oficina gratuita de "Formatação de Projetos para Editais" está com inscrições abertas em Itanhaém

2
Entre em nosso grupo