SAÚDE MENTAL
Após a inauguração, os serviços e atividades realizados na Unidade de Saúde Mental passam a ser feitos no CAPS
Robson de Castro
22/12/2024 - domingo às 11h57
O novo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Mongaguá foi oficialmente entregue à população.
O edifício, de 630 metros quadrados, fica na Av. Belo Horizonte, 501, na Vila Atlântica. A unidade foi batizada em homenagem a Nelson Alves Janeiro. Pioneiro da Saúde Pública da cidade, ele foi um dos fundadores da Apae de Mongaguá, criada em 2001.
A cerimônia foi prestigiada por dezenas de pessoas, e contou com autoridades do Poder Executivo e Legislativo, como o Prefeito, Márcio Melo Gomes; o Secretário de Governo, Douglas Guarnieri, o Secretário de Obras Públicas, Ricardo Ferreira e o Secretário de Saúde Marcelo do Marco.
Com discurso em agradecimento aos colegas e demais profissionais da Saúde de Mongaguá, a presidente da Empresa Municipal de Saúde (EMUS), Andreia Paulino, se emocionou ao relembrar a trajetória da sua equipe e dos desafios enfrentados durante os anos de pandemia.
Após a inauguração, os serviços e atividades realizados na Unidade de Saúde Mental passam a ser feitos no CAPS, o que permite uma melhoria das ações de saúde prestadas à população da cidade, além da implementação de novos serviços no local.
As ações de ampliação, na infraestrutura da Saúde, são realizadas pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Diretoria Municipal de Obras Públicas.
Saúde Mental — A nova unidade se enquadra na categoria CAPS I, que atenderá a todas as faixas etárias — para transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles causados pelo uso de substâncias psicoativas.
Atualmente, existem mais de 5 mil prontuários, relacionados à saúde mental, em atividade no município. Em média, os atendimentos costumam chegar a mais de 1300 por mês.
Deixe a sua opinião
ver todos