Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

SEGURA A ONDA

Litoral tem ressaca no mar, ondas de até 3 metros e temperatura de quase 40ºC

A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem práticas náuticas no período de mar agitado.

FolhaPress

16/05/2024 - quinta às 17h08

Um alerta de ressaca no mar, com possibilidade de ondas de até 3 metros de altura, deixa municípios litorâneos de São Paulo e Rio de Janeiro em estado de atenção entre esta quinta-feira (16) e a manhã de sábado (18).


O aviso foi emitido pela Marinha por causa da passagem de uma frente fria pelo oceano, que chegou à região Sudeste na terça-feira (14) e começa a se afastar.
De acordo o alerta, a ressaca no mar deverá ocorrer entre a Baixada Santista e Campos dos Goytacazes (RJ), com fortes ondas de direção sudoeste a sul.


Segundo a Prefeitura de Santos, quem passa pela orla da cidade paulista observa o mar mais agitado e com altura significativa desde terça-feira


Apesar de o alerta da Marinha valer até às 9h de sábado, boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da universidade Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, aponta que o mar deverá seguir agitado até a próxima segunda-feira (20).


A previsão indica picos de maré de 1,6 metro na Baía de Santos e de 1,9 metro no interior do estuário na madrugada de domingo (19), representando um aumento de até 45 centímetros em relação à tábua de marés.


"Se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de impactos em estruturas urbanas costeiras da cidade", afirma prefeitura santista, em nota.


A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem práticas náuticas no período de mar agitado.


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro alerta para a presença de fortes correntes de retorno, além das ondas acima da média, podendo provocar inundação costeira, erosão e a destruição de estruturas em alguns casos.


A recomendação é para as pessoas não se aproximarem de pedras e costões com ondas, pois há um alto risco de acidentes.


Ao mesmo tempo que o litoral paulista está em alerta para os reflexos do mar agitado, também deverá enfrentar a volta do calor, após dois dias mais frios e com chuva.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para esta quinta-feira a previsão é de 28ºC de temperatura máxima. Na sexta (17), os termômetros podem disparar para até 39ºC.


A volta do calor, como no início da semana, ocorre porque o ar frio que derrubou a temperatura na terça e na quarta perde força e se afasta para o oceano, segundo meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.


Na capital paulista, a previsão é que a máxima chegue a 28ºC nesta quinta e suba para 31ºC no dia seguinte. Pode chover apenas no domingo, quando a temperatura tende a cair novamente e não passar de 21ºC.


Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão nesta quinta é de até 31ºC. Na sexta, de 37ºC e também deve chover no domingo.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo