ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
Até o momento 3 candidaturas já estão colocadas. As duas principais terão uma espécie de duelo de apoios de ex-prefeitos: Paulinho, em favor de Cristina Wiazowski, e Márcio Cabeça, como padrinho político de Luiz Moura
Da Redação
08/04/2025 - terça às 08h31
Agora é pra valer: a Justiça Eleitoral confirmou para o próximo dia 8 de junho, um domingo, a nova eleição para prefeito de Mongaguá. Como de costume, a votação ocorrerá das 8h às 17h.
Pelo calendário divulgado, as convenções partidárias devem ser realizadas entre 1 e 6 de maio e as candidaturas registradas até 9 de maio.
Até o momento três candidaturas já demonstraram publicamente disposição para concorrer: Cristina Wiazowski, pelo Partido Progressista e com o apoio do ex-prefeito Paulinho; Luiz Moura, do MDB, com o apoio do ex-prefeito Márcio Cabeça; e Dra. Márcia de Mongaguá, pelo PMB.
Rodrigo Casa Branca, do União Brasil, segundo colocado na eleição de outubro, ainda trava uma disputa interna em seu partido pela indicação como vice, na chapa de Luiz Moura. Seu colega de legenda, o prefeito interino Tubarão, também pleiteia a posição.
Já o ex-vice-prefeito, Rafael Redó, do Republicanos, terceiro colocado no pleito do ano passado, não deve disputar a eleição. Nos bastidores políticos de Mongaguá corre a informação de que ele teria rompido com o ex-prefeito Márcio Cabeça e pode inclusive deixar o partido Republicanos.
A propaganda eleitoral terá início a partir de 10 de maio. As pesquisas eleitorais precisam ser registradas até cinco dias antes de sua divulgação.
Cumprindo a tradição de sempre largar na frente, o Instituto BADRA, parceiro do Portal BS9, realizou no final do mês de março pesquisa de intenção de voto, registrada na Justiça Eleitoral. No cenário 1, a pré-candidata do PP, Cristina Wiazowski, aparece em primeiro lugar com 39,7%, contra 2,0% de Luiz Moura e 1,0% de Dra. Márcia de Mongaguá. O resultado completo da pesquisa você confere no site da BADRA.
A apuração e os resultados da eleição suplementar de Mongaguá ocorrerão no mesmo dia do pleito e a diplomação dos eleitos deve acontecer até 11 de julho.
MÁRCIO CABEÇA
O ex-prefeito Márcio Cabeça pretende assumir nos próximos dias a coordenação regional do Partido Republicanos, substituindo Fábio Moura que foi afastado da função depois de denúncias de agressão contra sua própria mulher.
Pessoas próximas ao ex-prefeito revelam que ele será nomeado assessor do deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, e deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, como deputado estadual, na eleição de 2026.
O ex-prefeito deixou a Prefeitura de Mongaguá com rejeição recorde junto ao eleitorado, sendo reprovado por 8 em cada 10 eleitores. Nessa mais recente pesquisa BADRA, 77% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado por Márcio Cabeça.
Deixe a sua opinião
ver todos