Domingo, 10 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,74

EuroR$ 6,15

Santos

23ºC

EM SANTOS

Jardim São Manoel e Instituto Elos celebram a primavera em festa para fortalecer laços comunitários

2º edição da Feira da Primavera Cultural acontece nos dias 21 e 22 de setembro, com promoção da economia criativa do bairro, que marca chegada de novos projetos após experiência em programa internacional

Robson de Castro

20/09/2024 - sexta às 12h00

Em sua segunda edição, a Feira da Primavera Cultural acontece no próximo fim de semana no bairro Jardim São Manoel, na área continental de Santos, com uma programação marcada pelo fortalecimento comunitário e pela promoção da economia criativa local. 

O evento é uma iniciativa do Instituto Nação Negra, e neste ano conta com o apoio do Instituto Elos, que está acompanhando o desenvolvimento territorial do bairro como parte das ações do Guerreiro Sem Armas(GSA), formação internacional de lideranças de impacto.  

Para a feira da Primavera Cultural deste ano, a programação abrange atividades culturais para todas as idades, além de espaço de exposição de produtos feitos por artistas e comerciantes locais. 

“É uma iniciativa que pretende trazer um momento tão celebrado pela população da Baixada, que é o início da primavera, para uma região marcada por uma lacuna pública de celebrações culturais e comunitárias. São dois organizados pelo e para a comunidade de São Manoel”, comenta a diretora de projetos do Instituto Elos, Natasha Gabriel.    

 

Parceria com a comunidade 

Bairro localizado na divisa entre Santos e Cubatão, o Jardim São Manuel tem cerca de quatro mil moradores e é conhecido por sua luta pelo direito à moradia e pelo projeto Horta Bons Frutos - que surgiu há dez anos, a partir de uma parceria com o Instituto Elos, e hoje conta com o apoio de diversas empresas da região. 

Para o mutirão do GSA, etapa de construção coletiva entre participantes e comunidades, o objetivo estabelecido foi  ampliar o espaço da Associação do bairro para que haja a ampliação de atividades escolhidas pelos moradores como biblioteca, sala de estudos, sala para cursinho pré vestibular, teatro, rodas de conversa e ginástica para idosos. Ao lado dos participantes do Guerreiros Sem Armas, os moradores também decidiram reestruturar o dique de travessia do bairro.  

Mas a parceria não termina no GSA: se as lideranças internacionais voltaram para casa, a equipe do Elos segue no território, apoiando iniciativas como a Feira da Primavera Cultural que acontece neste fim de semana. 

 

Serviço:

2ª Feira de Primavera Cultural  

Dias 21 e 22 de setembro, 13h-23h-

Praça Euzébio Rocha, Jardim São Manoel, Santos/SP

SOBRE O INSTITUTO ELOS

 

Instituto Elos é uma organização santista referência mundial em Tecnologias Sociais e metodologias para formação de lideranças e transformação social. Alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, contribui para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Com atuação de impacto desde 1999, teve sua metodologia disseminada em mais de 50 países, formou mais de 3 mil lideranças e alcançou mais de 500 mil pessoas em pouco mais de 990 comunidades no mundo. As formações unem teoria e prática por meio de cursos, jogos sociais e vivências. A organização atua para conectar e articular os diferentes setores da sociedade em torno de objetivos comuns de desenvolvimento social, garantia de direitos e  acesso à políticas públicas. Por seu trabalho, o Instituto Elos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em cinco edições da premiação. E foi premiado pela Fundação Banco do Brasil pela tecnologia Jogo Oasis na categoria Política Pública.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

Minidocumentário retrata bastidores da implantação do Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá

EVENTO

Evento de Natal muda o trânsito em Santos na noite de domingo, 10

SEUS DIREITOS

Veja como trocar lâmpadas ineficientes por LED em ação da Neoenergia Elektro em Guarujá

2
Entre em nosso grupo