MEIO AMBIENTE
Animais chegam feridos e recebem cuidados especiais até poderem retornar aos habitats naturais
Robson de Castro
18/02/2025 - terça às 13h00
A fauna selvagem tem encontrado novos aliados em Itanhaém. O Trabalho do Centro de Habilitação de Animais Silvestres (CRAS), do Instituto Gremar, tem feito a diferença na preservação da vida animal. No mês de janeiro, 71 animais foram reinseridos na natureza, após passarem pelo processo de resgate e recuperação, totalizando 22 aves, 48 mamíferos e um réptil.
Segundo a coordenadora do Instituto Gremar, Rosane Farah, os animais são resgatados por diversos motivos. Na maioria dos casos, por estarem feridos, doentes, órfãos, ou por terem sido vítimas de outros animais, traumas e interações antrópicas, como presença de lixo, além de maus tratos por pessoas.
Após o resgate, uma equipe especializada, composta por biólogos e veterinários, realiza os exames e todos os tratamentos necessários, até que os animais estejam totalmente reabilitados para voltar ao ambiente natural.
O trabalho, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, e a parceria da Polícia Ambiental e a Guarda Civil Municipal, para realizar os resgates, também recebe atualmente o apoio da Santos Brasil, por meio do “Programa de Apadrinhamento Guardiões da Mata Atlântica”.
O Secretário de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, César Augusto de Souza Ferreira, enfatiza a importância da parceria com o Instituto Gremar. “Através deste contrato de prestação de serviço, eles se responsabilizam pelo resgate, a reabilitação e soltura dos animais silvestres. E é sempre gratificante poder acompanhar a recuperação e o retorno desses animais para a natureza.”
A participação da Comunidade é essencial para fortalecer essa rede de proteção à fauna. Caso alguém encontre um animal silvestre machucado ou em situação de risco, deve acionar as equipes especializadas qualquer dia e horário por meio dos telefones (13) 3425-3800 para Guarda Civil Municipal e (13) 3422-3765/3421-4560 para Polícia Ambiental, ou de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos telefones (13) 3421-1604 para Secretaria de Defesa do Meio Ambiente ou (13) 3426-8168/99148-2399 para contato com o CRAS Itanhaém.
Lembrando sempre que deve ser evitado qualquer contato direto com os animais, bem como aglomerações e toda forma de alimentação, pois pode ser prejudicial tanto para o animal, quanto para o ser humano.
O CRAS Itanhaém atende animais vivos debilitados em todo o Município de Itanhaém, e está localizado na Av. Presidente Vargas, n° 611, no Centro.
Deixe a sua opinião
ver todos