SOCIAL
A iniciativa, criada em 2020, busca melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem nas palafitas
Robson de Castro
28/03/2025 - sexta às 12h00
Emar Batalha, fundadora do Instituto Alimentando o Bem, recebeu na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Instituto, o prefeito do Guarujá Farid Madi, Secretário de Assistência Social Toninho Salgado, Secretário de Comunicação Fábio de Andrade Behrend e o Secretário de Operações Urbanas, Luiz Rogério Dedé.
A iniciativa, criada em 2020, busca melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem nas palafitas da comunidade do Perequê, promovendo soluções habitacionais mais seguras. Com a mulher como pilar de transformação, oferece contraturno escolar e oficinas profissionalizantes, permitindo que mães trabalhem e gerem renda enquanto garantem um futuro melhor para seus filhos. Dentro dessa missão, o projeto Morada Digna se destaca ao levar infraestrutura e segurança a moradias precárias, impulsionando o desenvolvimento social e econômico da comunidade.
Esse encontro teve como objetivo apresentar ao poder público o trabalho realizado nestes quase 5 anos e chamar a atenção às necessidades da região. "O Perequê precisa deixar de ser um lugar de passagem. Aqui é tão lindo, temos um ativo poderoso para o turismo sustentável." Emar Batalha- Presidente do Instituto Alimentando o Bem.
Durante a visita, o prefeito também demonstrou atenção à região e prometeu discutir formas de oferecer condições mais dignas para a população local "Fico muito honrado de conhecer um projeto tão bonito e que ajuda tanto a população do Perequê. Posso garantir que a partir de agora a prefeitura tem um compromisso com o Instituto Alimentando o Bem e com a Emar. Teremos muito trabalho pela frente, sempre em conjunto", afirma Farid Madi.
Sobre:
O Instituto Alimentando o Bem, dedicado ao desenvolvimento sustentável do Perequê, enxerga a mulher como pilar da transformação social através de direcionamento profissional em oficinas de formação, acesso à habitação digna, fortalecimento de vínculos, oferece oportunidades de emancipação social e produtiva e ampliação do repertório socioeducativo para a comunidade. Desde sua fundação em 2020, durante a pandemia, foram distribuídas mais de 30.200 refeições e realizado ações como doações de cestas básicas, kits de higiene e leite, impactando positivamente as famílias da região. A ONG pretende replicar suas iniciativas em outras comunidades em vulnerabilidade no Brasil, e conectado com a Agenda 2030 das Nações Unidas, apresenta uma visão holística para a construção de sociedades sustentáveis ao conciliar métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Deixe a sua opinião
ver todos