Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

INICIATIVA

Hospital Municipal de Cubatão promove Curso de Libras aos funcionários

A iniciativa foi idealizada pela Comissão de Humanização do HMC e faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo Hospital

da Prefeitura de Cubatão

21/02/2024 - quarta às 09h33

Libras, língua brasileira de sinais, é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no país - PMC

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de 10 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Sendo que, deste total, aproximadamente 3 milhões apresentam surdez profunda. Por conta disso, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) deu início ao curso de tradução de Libras para os funcionários. As aulas são ministradas pela tradutora e voluntária Mariléia Amaral da Silva, que atua na área há mais de 20 anos.

Libras, língua brasileira de sinais, é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no país. Seu objetivo é promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade. O ensino de libras é essencial para promover a inclusão, garantindo interação cultural e social. De acordo com Márcio Oliveira, secretário-adjunto de Saúde, a inclusão do curso contribui para sensibilizar os funcionários sobre as barreiras de comunicação enfrentadas pelos pacientes surdos, promovendo uma maior empatia e confirmando o atendimento humanizado implementado no hospital segundo prerrogativa da Secretaria Municipal de Sáude, que administra o contrato de gestão.

A iniciativa foi idealizada pela Comissão de Humanização do HMC e faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo Hospital. "A humanização é um conceito fundamental no ambiente hospitalar, pois reconhece a importância de tratarmos os pacientes sem distinção, independentemente de suas condições de saúde ou deficiências. Nesse contexto, a inclusão do curso de tradução de Libras para os colaboradores é uma medida essencial para garantir que todos os pacientes, independentemente de sua capacidade auditiva, recebam o atendimento e cuidado adequados", afirma o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle.

Ao oferecer aos colaboradores a oportunidade de aprender a língua de sinais, o hospital demonstra um compromisso real com a inclusão e a humanização do cuidado. "A capacitação em Libras permite que os profissionais de saúde estabeleçam uma comunicação eficaz e empática com pacientes surdos ou com deficiência auditiva, assegurando que suas necessidades sejam compreendidas e atendidas de forma satisfatória", complementa Marcelo Valle.

"Essa inclusão do curso de tradução de Libras para os colaboradores do hospital é uma medida essencial para promover a humanização no ambiente de saúde", conclui o diretor técnico do HMC, Dr. Newton Tomio Miyashita. O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo