MOBILIDADE
Em evento na Praça das Bandeiras, três pontos somente para embarque e desembarque de passageiros foram liberados para o uso; mais 47 locais estarão disponíveis até o fim do ano
Da Redação
19/04/2025 - sábado às 09h41
A Prefeitura de Guarujá inaugurou os três primeiros pontos exclusivos para estacionamento de motoristas de aplicativo e taxistas, nesta quarta-feira (16), em ato simbólico na Praça das Bandeiras. O prefeito Farid Madi esteve presente e autorizou o uso de seis vagas somente para o embarque e desembarque de passageiros nestes pontos, marcando os 100 dias de gestão. A ideia é incluir mais 47 locais diferentes até o fim deste ano.
Os três pontos inaugurados são próximos a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e estão localizados em frente à Praça dos Expedicionários (Avenida Puglisi, 1), no lado oposto ao restaurante Avelino's (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1800) e na Praça das Bandeiras, próximo ao Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 980).
O objetivo é possibilitar que os profissionais possam executar o transporte de passageiros com maior tranquilidade e segurança, sem risco de multas, devido ao embarque e desembarque em locais que possam ser irregulares.
O prefeito Farid Madi ressaltou que este é um pedido antigo da categoria dos motoristas, já que muitos possuem dificuldades em encontrar locais para o embarque e desembarque dos passageiros. "Instalamos placas indicativas para que todos respeitem essas vagas, já que são exclusivas para os motoristas de aplicativo e taxistas. Vamos expandir para a Enseada, Astúrias e vários outros locais de Guarujá", destacou.
A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e contemplou a Lei 5121/23, de autoria do vereador Edilson Dias, que dispõe sobre autorizar a Prefeitura a instituir pontos próprios para os motoristas que realizam transporte individual de passageiros. Ela foi alterada em 2024, disciplinando sobre a sinalização vertical, promovendo a inserção de placas.
O secretário da Semob, Rodrigo Sales, mencionou que desde o início da gestão, houve mobilização para que medidas fossem tomadas, junto à implementação destes pontos, de acordo a Lei. "É gratificante poder concretizar esse avanço, beneficiando tanto usuários quanto condutores, que terão melhores condições para desempenhar as atividades", ressaltou.
Deixe a sua opinião
ver todos