Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

Litoral

Guarda Civil Municipal alerta para o risco de pipas com cerol nas praias

Objetivo é diminuir o número de acidentes e até mortes

Redação BS9

03/01/2022 - segunda às 09h30

Tanto o uso quando a comercialização são proibidos no município - Divulgação/PMPG

Uma mistura que pode ser fatal: pó de vidro e cola. O cerol pode acabar não apenas com a brincadeira, mas também com a vida das pessoas. Com o objetivo de orientar quem empina pipa, também conhecido como papagaio, e diminuir os riscos de acidentes e até mortes, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande realiza fiscalizações e trabalhos de orientação sobre o perigo da linha de pipa com cerol.
 
Para fazer cumprir o que determina a legislação municipal, a GCM intensifica a fiscalização do uso e comercialização de linhas de pipa com cerol, além do porte e posse da substância constituída de vidro ou ferro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes.
 
A fiscalização é feita principalmente pelas equipes que realizam o patrulhamento pelas areias da praia, e de moto, que atua mais nas margens da Via Expressa Sul, por onde passam muitos motociclistas.
 
Para a comandante da Guarda Civil Municipal, Silvia Regina Delgado, a prevenção é o principal objetivo desse tipo de trabalho, mas havendo necessidade as equipes apreendem o material. “As equipes buscam sempre conversar com as crianças ou até mesmo com os pais, orientando sobre os riscos do cerol. É preciso que todos se conscientizem de como essa prática é perigosa e pode acabar com a alegria de muita gente”.
 
A legislação prevê ainda que o estabelecimento que for flagrado comercializando o produto está sujeito à cassação da licença de funcionamento, com lavratura de termo de fechamento administrativo, sem prejuízo das demais penalidades previstas em lei.
 
A corporação conta ainda com a ajuda da população, que pode fazer denúncias através do telefone 199 ou 153.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo