Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

SAÚDE

Fique Sabendo: testagem em massa de HIV e sífilis segue em Santos neste fim de semana

A ação, que reforça a importância da conscientização e os desafios no enfrentamento ao HIV/Aids, já realizou 136 testes neste mês, sendo 14 reagentes para sífilis e nenhum para HIV

Da Prefeitura de Santos

08/12/2023 - sexta às 00h01

A última grande ação de testagem será no dia 16, durante a Caravana das Oportunidades, a ser realizada no bairro Rádio Clube - Foto: PMS

Neste sábado (9), das 11h às 15h, Santos segue com o ‘Fique Sabendo’, iniciativa que faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, com testagem rápida em massa de HIV e sífilis, no Novo Quebra-Mar (Praia do José Menino - Av. Presidente Wilson).

A ação, que reforça a importância da conscientização e os desafios no enfrentamento ao HIV/Aids, já realizou 136 testes neste mês, sendo 14 reagentes para sífilis e nenhum para HIV. A última grande ação de testagem será no dia 16, durante a Caravana das Oportunidades, a ser realizada no bairro Rádio Clube.

Os testes são gratuitos, feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo (como nos testes de glicemia). O resultado do exame, que para HIV fica pronto em 15 minutos e para sífilis em 30, será informado de maneira reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Em caso positivo, a pessoa será encaminhada ao Serviço Especializado de Atendimento, onde realizará o tratamento. A sífilis é curada com o uso de penicilina, já o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reduzem a carga viral, impedindo a manifestação da Aids.

A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) disponibiliza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as policlínicas do Município e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua da Constituição, 556, Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

DADOS

Atualmente, o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos acompanha 3.715 pessoas que convivem com o vírus HIV. Em 2023, Santos registrou 70 novos casos de infecção por HIV e 61 pessoas desenvolveram a Aids. Com relação à sífilis, foram 794 casos de sífilis adquirida e 52 da forma congênita (da mãe para o bebê).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo