PRIMEIRA FASE DE OBRAS
O parlamentar articulou a liberação dos recursos federais e destravou etapas decisivas para viabilizar a concretização do equipamento
Da Redação
20/04/2025 - domingo às 09h25
Assim que assumiu o mandato como deputado federal em 2023, Paulo Alexandre Barbosa estabeleceu como uma das metas de seu trabalho colaborar para implementar grandes obras de infraestrutura planejadas para a Baixada Santista, que já haviam sido prometidas, porém não haviam saído do papel e do discurso.
O seu esforço acabou rendendo participação decisiva na primeira fase de entrega das obras do Aeroporto de Guarujá, um marco para a mobilidade, o turismo e o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista.
No evento, o parlamentar destacou que atuou diretamente junto aos ministérios para garantir as licenças e, principalmente, os recursos que permitiram o início das obras. A articulação foi essencial para transformar o discurso em ação concreta. Segundo ele, essa entrega é exemplo de que a boa política se faz com diálogo e cooperação entre as diferentes esferas de governo e foco em resultados para a população.
"Os grandes avanços na política não têm dono, ninguém faz nada sozinho. Essa é uma vitória conquistada por muitas mãos. Quando cheguei a Brasília, o projeto ainda estava parado por falta de licenças e recursos. Trabalhamos juntos para garantir a liberação do que faltava e hoje estamos aqui entregando a pista", afirmou o deputado, destacando também o comprometimento do então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que autorizou a liberação dos recursos quando estava à frente da pasta, possibilitando a continuidade do trabalho pelo atual ministro, Silvio Costa Filho.
O deputado também ressaltou a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal. "Essa é a boa política: aquela que une forças e entrega resultados concretos para as pessoas. O aeroporto vai trazer mais desenvolvimento, emprego e oportunidades para toda a região. Chega de papel voando. Vamos seguir trabalhando para termos quanto antes, avião pousando e decolando no Aeroporto de Guarujá", completou.
Com a entrega da primeira fase, o Aeroporto entra em uma nova etapa rumo à sua plena operação. A expectativa é de que o equipamento comece a operar a partir de 2026.
Primeira etapa do Aeroporto de Guarujá
Nesta primeira fase, foram concluídas a reforma e adequação da pista de pousos e decolagens, as pistas A, B e C de taxiamento, o sistema de drenagem e a cerca operacional. A obra recebeu R$ 20,5 milhões do Novo PAC, do Governo Federal. A Infraero será responsável pela gestão operacional e aeroportuária da infraestrutura.
Deputado Paulo Alexandre articula novas etapas
Dando sequência às próximas fases que vão garantir o pleno funcionamento do Aeroporto de Guarujá, o deputado federal Paulo Alexandre articula agora as parcerias entre os setores público e privado. Em encontro realizado com o presidente da Azul Linhas Aéreas, o parlamentar já conseguiu articular as rotas regionais que sairão do Aeroporto do Guarujá, com destaque para os voos inaugurais entre Guarujá e Rio de Janeiro, e Guarujá e Brasília, uma vez finalizadas as obras.
Deixe a sua opinião
ver todos