Domingo, 08 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

22ºC

INICIATIVA

Escolas de Santos celebram coleta de mais de 2 mil litros de óleo para reciclagem

Pela arrecadação de maior volume de óleo, 525 litros, a UME Alcides Lobo Viana (Marapé) foi premiada com uma impressora. Também houve sorteios de cafeteiras elétricas entre as participantes.

da Prefeitura de Santos

13/12/2023 - quarta às 00h01

Esta iniciativa contempla os itens 4, 12 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - PMS

As 27 unidades municipais de educação que fazem parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane) coletaram e encaminharam para reciclagem 2.283 litros de óleo em 2023. O volume foi transformado em biodiesel. 

Para celebrar a conclusão do projeto neste ano, foi realizado evento no Orquidário Municipal (José Menino), na última sexta-feira (8), com a presença dos funcionários das escolas integradas à iniciativa e dos 'Embaixadores do Século XXI', que são alunos da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga). Eles apresentaram músicas autorais que falam sobre a preservação dos mares. 

Pela arrecadação de maior volume de óleo, 525 litros, a UME Alcides Lobo Viana (Marapé) foi premiada com uma impressora. 

Também houve sorteios de cafeteiras elétricas entre as participantes (a cada 50 litros arrecadados a escola recebia um número para o sorteio), sendo contempladas 'Maria Helena Roxo' (Vila Nova), 'Cidade de Santos' (Embaré), 'Lobo Viana', 'Cyro Athayde Carneiro' (Nova Cintra) e 'Dino Bueno' (Encruzilhada). As unidades farão sorteios entre os alunos ligados ao projeto para receberem o eletrodoméstico. 

"O último dia é para celebrar os resultados do ano. Tivemos um desempenho excelente dos alunos e das escolas. As premiações fazem com que eles tenham incentivo para continuar; é muito importante que eles tenham essa consciência ambiental", comentou a educadora ambiental do programa, Lais Bussmeyer.

O coordenador do projeto 'Embaixadores do Século XXI', Renato Rodrigues, definiu o tema como essencial para a vida dos alunos. "Já realizamos ações ambientais na escola e o papel dos Embaixadores é fazer com que todos os alunos conheçam esses projetos e tenham interesse. Através desse trabalho, eles disseminam informação e fazem boas ações".

Animada em se apresentar no auditório, a aluna 'embaixadora' Vitória Argolo, 10 anos, também estava satisfeita com a atuação da escola no programa. "Fiquei bem feliz em participar e de levar óleo sujo de cozinha para a escola; aprendi muito com isso; passava nas salas divulgando para que os outros levassem o óleo para a coleta. É muito importante falar sobre o meio ambiente".

PARCERIA 

O Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Vitaliv.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo