ELEIÇÕES 2024 - SANTOS
Foram entrevistados 5.000 eleitores. Resultado indica que eleição será decidida somente no segundo turno; Rogério Santos teria 38,4% dos votos contra 37,5% de Rosana Valle
Robson de Castro
02/09/2024 - segunda às 11h51
Diz a sabedoria popular que os números não mentem jamais. Ainda assim não custa, por vezes, buscar verificá-los. Foi exatamente o que fez o Instituto Badra, na última semana, em relação aos números das mais recentes pesquisas de intenção de voto realizadas em Santos, por diferentes institutos.
Em um gesto ousado, foi realizado um levantamento que ouviu nada menos do que 5.000 eleitores santistas, entre os dias 27 e 31 de agosto, em pontos de fluxo das três zonas eleitorais da cidade, seguindo a exata proporção da quantidade de eleitores em cada uma delas, e também para as variáveis gênero, faixa etária, escolaridade e renda.
A principal constatação é de que a decisão da eleição em Santos caminha definitivamente para o segundo turno, que acontece em 27 de outubro, com as presenças na urna de votação do atual prefeito Rogério Santos (Republicanos) e da deputada federal Rosana Valle (PL). Nesse cenário, Rogério venceria a eleição com 38,4% dos votos contra 37,5% de Rosana. Uma diferença que hoje não chega a 1%. Brancos, nulos e não votarão em ninguém são 9,6% e outros 14,6% afirmaram estar indecisos.
O atual chefe do Executivo santista tem seu melhor desempenho na zona eleitoral 118, basicamente composta pelos bairros das regiões dos morros e da zona noroeste, e a segunda maior da cidade, com 118.165 eleitores (33,4%). Nela, Rogério Santos alcança 45,1% das intenções de voto contra 29,8% de Rosana Valle. Exatos 14,5% se declararam indecisos e ninguém, brancos e nulos somam 10,6%.
Já a parlamentar do PL vai melhor na zona eleitoral 272, com 40,7% das menções contra 35,9% de Rogério Santos. Não votarão em ninguém, votarão branco ou nulo são 8,9% e os indecisos 14,5%. A 272 é a menor zona eleitoral de Santos, com 111.793 eleitores (31,6%).
No primeiro turno
A condição de empate técnico também acontece no primeiro turno, com discreta vantagem – de apenas 1,4% - de Rosana Valle sobre Rogério Santos: 35,1% contra 33,7%, respectivamente. Telma de Souza (PT) aparece em terceiro lugar com 12,8% das intenções de voto e Nando Pinheiro (Avante) em quarto, com 0,6%. Do total da amostra de 5.000 entrevistas, 10,1% dos ouvidos disseram estar indecisos e 7,8% não votarão em ninguém, votarão branco ou nulo.
O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro, portanto daqui a 34 dias. Exatos 353.681 eleitores estão, nesse momento, aptos a votar. Considerando corretos os números da super pesquisa Badra de intenção de voto, Rogério Santos venceria a eleição por uma diferença máxima de 4.000 votos, ou seja, menos que o tamanho da amostra realizada nessa pesquisa pela Badra. Disputa apertadíssima.
A importância da pesquisa Badra
Quem está habituado a mexer com pesquisa eleitoral bem sabe que não é necessária uma super amostra para chegar a um resultado confiável na realização de um levantamento estatístico de dados do tipo intenção de voto.
Em geral, 1.000 entrevistas é o suficiente para determinar uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e garantir – se houver proporcionalidade em relação ao universo nas variáveis gênero, faixa etária, escolaridade, renda e marco geográfico – um resultado confiável. Uma amostra maior não significa, portanto, um resultado mais correto. Na prática, possibilita reduzir a margem de erro, em geral para dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda assim a Badra optou por trabalhar com 2,5 pontos percentuais no registro da pesquisa.
A grande diferença, nesse caso, é que os resultados individuais para cada zona eleitoral, 118, 272 e 273, também têm rigor científico e representam efetivamente o sentimento do eleitorado de cada uma dessas regiões, representando valor estratégico para ações de campanha, seja no sentido de manter o eleitorado conquistado, seja para ganhar novos eleitores.
E para a Câmara de Vereadores
Apesar de não haver pesquisa para eleição proporcional, muito por conta do próprio sistema eleitoral brasileiro, um levantamento que ouve 5.000 eleitores por certo se constitui em importante indicativo de quem vai aparecer bem ou não na eleição para o Legislativo santista. Em tese, aqueles que alcançaram pelo menos 1% de intenção espontânea de voto têm grandes chances de eleição, sobretudo quando aparecem bem contadas nas diversas zonas eleitorais da Cidade.
O caderno completo de gráficos e quadros de tabulação está disponível no site da Badra: www.badracomunicacao.com.br.
A super pesquisa Badra está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09249/2024. Ela foi realizada entre os dias 27 e 31 de agosto e ouviu 5.000 eleitores em diferentes pontos de fluxo das três zonas eleitorais da cidade. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada de forma autoral, com recursos próprios, e em parceria na divulgação com o portal BS9 e com a TV Thathi Band Litoral.
Deixe a sua opinião
ver todos