MEIO AMBIENTE
Objetivo é reforçar a destinação adequada de resíduos e preservar o meio ambiente
Robson de Castro
03/12/2024 - terça às 06h00
Nos últimos oito anos, a Prefeitura de Guarujá intensificou seus esforços para garantir a destinação adequada de resíduos com a instalação de 1.050 contentores de lixo de mil litros. O serviço, prestado por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), distribuiu os contentores por bairros e áreas de maior circulação. A iniciativa integra os serviços de zeladoria da Cidade, e busca promover a limpeza urbana e incentivar a separação de resíduos.
Mesmo preservando o meio ambiente a partir de diversas iniciativas, Guarujá tem enfrentado atos de vandalismo em seus contentores, como incêndios, pichações e roubo das rodas, que foram substituídos pela equipe de Operações Urbanas.
As ações de depredação impactam diretamente na eficácia do serviço de coleta, além de gerar custos adicionais para a reposição e reparo desses equipamentos.
Crime ambiental
O descarte irregular de resíduos e entulhos na Cidade é considerado crime ambiental, passível de multa, de acordo com a legislação municipal. Esta medida consta no Decreto Municipal 14.503/21, de setembro de 2021, que regulamenta a Lei 4.469/2019. O decreto também autoriza o Poder Executivo a multar quem descumprir a norma.
Vandalismo
Incêndios, roubos das rodas e pichações integram as principais ocorrências de vandalismo nos contentores de lixo de Guarujá. Em uma semana, a equipe de zeladoria registrou incêndios nos contentores dos bairros Enseada, Vicente de Carvalho, Morrinhos e Vila Júlia. Segundo o Artigo 163 do Código Penal, atos como esses são considerados crimes passíveis de detenção e multa.
O secretário municipal de Operações Urbanas, Alex Manoel Monteiro, afirma ser essencial que a Prefeitura atue em conjunto com a população. "Instalamos os contentores e realizamos diariamente os serviços de zeladoria para que a Cidade esteja sempre limpa. Atos de vandalismo prejudicam toda a comunidade e um contentor danificado significa lixo acumulado nas ruas e riscos à saúde pública", explica o secretário.
Parceria com a população
Os munícipes podem ajudar conscientizando as pessoas a sua volta da importância dos contentores e do descarte de resíduos correto. Além disso, podem denunciar práticas de vandalismo no número 162, da Ouvidoria Municipal, ou entrar em contato pelos telefones 0800-773700 e 3308-7080. Preservar os equipamentos urbanos é contribui para a qualidade de vida e do bem-estar coletivo de Guarujá.
Deixe a sua opinião
ver todos