SAÚDE
Município se destaca na Região por oferecer o serviço em 100% das USF
Robson de Castro
13/12/2024 - sexta às 11h53
Cubatão tem se destacado pelos serviços oferecidos à população por meio da Atenção Primária à Saúde (APS). Em todas as 18 Unidades de Saúde da Família (USF), a cidade oferece atendimento psicológico em cada bairro, contemplando todo o município. O serviço é disponibilizado para pessoas que desejam acompanhamento especializado e cuidar da saúde mental. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira em horários variados, sempre entre 8h e 17h.
Viviane Barbosa, psicóloga das USFs Cota 200 e 95, explica que o papel do profissional que atende nas unidades básicas segue a linha da psicologia institucional e social. "O psicólogo da atenção básica atua de forma mais ampla, colaborando com a equipe para promover ações de saúde mental que consideram o contexto social e comunitário dos pacientes, como grupos terapêuticos e atividades educativas", explica a profissional.
Para ter acesso, não é necessário um encaminhamento médico, o próprio paciente pode marcar a consulta na recepção da unidade de saúde que frequenta. "Os atendimentos na unidade acontecem intercalados com grupos dos quais nós também participamos, juntamente com outros profissionais. Por isso, os atendimentos nas unidades podem ser considerados uma psicoterapia breve, porque é focada em lidar com um sofrimento mais imediato", comenta Viviane.
Em Cubatão, a oferta de atendimento psicológico também ocorre nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde a demanda é de casos mais graves e complexos. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, com psicólogo, psiquiatra, assistente social, entre outros profissionais. O CAPS fica na Rua Manoel Leal, nº5, no Jardim São Francisco.
Deixe a sua opinião
ver todos