MEIO AMBIENTE
O selo 'Tree Cities of the World' é capitaneado pela agência da ONU para a Alimentação e Agricultura: a 'Food and Agriculture Organization' (FAO).
Da Redação
18/04/2025 - sexta às 09h00
A Prefeitura de Cubatão recebeu oficialmente nesta quarta-feira (16), o selo "Tree Cities of the World", garantindo a efetivação e inclusão do município na seleta lista de 'Cidades Verdes do Mundo'. Apenas 34 cidades brasileiras possuem esse reconhecimento, 12 no Estado de São Paulo. O ato de entrega do título ocorreu em um lugar muito significativo para história de Cubatão e do país: em um dos monumentos do Caminhos do Mar, dentro do Parque de mesmo nome, cercado pelo verde da Mata Atlântica. A entrega do selo foi feita por representantes da Arbor Day Foundation, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), cerimônia prestigiada por autoridades e representantes da sociedade civil organizada que luta pelas causas e questões ambientais.
"Por ser cubatense nato, sinto-me muito orgulhoso por este momento. O selo de 'Cidade Verde do Muno' é a ratificação de que Cubatão está no rumo certo, de que realmente Cubatão é o Vale da Vida. Essa conquista é maravilhosa, não apenas para a Prefeitura, mas para toda a cidade, para todos aqueles que nos ajudaram a conquistar esse certificado em sinergia: sociedade civil, poder público e demais atores. E esse é a apenas o início para prospectarmos o futuro", disse o prefeito César.
Em seu discurso, o chefe do executivo afirmou que o Selo Internacional tem que ser compartilhado com toda a população. "Fico feliz que estão aqui vários representantes da sociedade civil organizada, assim como dos poderes constituídos, demonstrando o comprometimento socioeconômico e o respeito que temos às questões do meio ambiente", completou.
O selo 'Tree Cities of the World' é capitaneado pela agência da ONU para a Alimentação e Agricultura: a 'Food and Agriculture Organization' (FAO). O selo é concedido a destacadas cidades ao redor do mundo que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes. Partindo dessa premissa, Cubatão foi analisada e estudada nos últimos anos nestes quesitos e reconhecida como uma delas. O programa fornece uma estrutura para um programa de silvicultura urbana saudável e sustentável para os locais contemplados, que passam a contar com importantes benefícios ao longo do processo.
Diversas ações realizadas nos últimos anos em Cubatão impactaram de forma completamente assertiva esse reconhecimento, fazendo com a cidade fosse incluída na lista: a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana, as compensações ecológicas com plantio de árvores nativas e ações transversais, como os recentes projetos habitacionais desenvolvidos – da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá – que têm dado enfoque especial à recuperação de áreas verdes, devolvendo à comunidade espaços verdes e lutando para preservar manguezais, restinga, sempre em conexão com as áreas de urbanização. "Na urbanização da Vila Esperança, por exemplo, devolvemos em área verde à comunidade o equivalente a 16 estádios de futebol", comentou a vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro.
Cleiton Jordão, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, afirma que ao repensar o histórico, a Cidade evoluiu de um 'cenário cinza' para uma 'Cidade Verde', um feito de alcance mundial. "Isso demonstra que o poder público, por meio de parcerias importantes, está fazendo a sua parte em prol da cidade e das pessoas".
Arbor Day Foundation – "É uma honra estar aqui em Cubatão para a entrega deste selo. Tenho 20 anos de estudos que abarcam as questões ambientais, especialmente o tema arborização urbana. E posso dizer que Cubatão sempre foi um exemplo emblemático nestas análises. E para que houvesse uma mudança de paradigma, a cidade precisava implementar ações exemplares que contribuíssem para recuperação do passivo ambiental deixado há décadas. E isso aconteceu", ressaltou o doutor Maurício Lamano Ferreira, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e representante da Arbor Day Foundation, juntamente com a professora Natália Cristina de Oliveira.
"Isso para a nós da Fundação e para a FAO é muito relevante, pois árvores plantadas adequadamente e nos lugares certos, não só nas calçadas, também salvam vidas, mudam o cenário das cidades e as elevam a se tornarem dignas de títulos como este. E isso só acontece em municípios que agregam uma série de fatores. Entre eles, a união dos poderes constituídos, comunidades engajadas no tema, além de entidades sérias representativas da sociedade organizada, conselhos gestores comprometidos e uma equipe de Governo que abrace as questões ambientais, sem abrir mãos de parcerias importantes, inclusive dos centros acadêmicos. Tudo isso tende a contribuir para que as coisas aconteçam de fato", concluiu o representante da 'Arbor Day Foundation' da ONU.
O professor Lamano também é vice-presidente do Plano Nacional de Arborização, e foi o responsável pela indicação de Cubatão a participar como 'Cidade Verde' no programa. Ele citou ainda que apenas 12 municípios brasileiros foram escolhidos para compor o chamado Plano Nacional, que é uma iniciativa que visa a colaborar de forma positiva para implementação de um planejamento arbóreo mais seguro e sustentável. Segundo ele, "as pessoas enxergam o município cubatense como exemplo positivo nessa questão, pois é um dos poucos no Brasil que já tem aprovado e em execução um Plano Municipal de arborização".
Outras autoridades prestigiaram o evento: os secretários Cláudio Barazal (Comunicação Social), Allan Matias (Governo), Elias Silva (Turismo), Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo), Simone Lopes (presidente do Fundo Social da Solidariedade), os vereadores Elan dos Santos 'Batoré', Edson Mota e Ronaldo da Comissão, além de Fernanda Mena, juíza da comarca de Santos, e representantes das indústrias e do Cide-Ciesp.
Vale também destacar que, pela simbologia do local escolhido para a celebração do recebimento do selo, as pessoas puderam tirar fotos com atores interpretando o Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara e a princesa Leopoldina, ambos participantes do Teatro do Kaos, de Cubatão.
Deixe a sua opinião
ver todos