RESTAURAÇÃO
César Nascimento ainda destacou a importância das parcerias público-privadas que ajudam no desenvolvimento de Cubatão, na mobilidade urbana, na parte do resgate cultural, entre tantas outras áreas
Da Redação
14/04/2025 - segunda às 12h00
O projeto foi acompanhado de perto por representantes da Nelcar que participaram da visita técnica, o gerente jurídico Manuel Rogélio e o diretor Gustavo Henrique de Oliveira. - Divulgação
O prefeito César Nascimento anunciou mais duas obras que começam ainda em abril, mês de aniversário de Cubatão: a restauração da fachada da 1ª sede da Prefeitura Municipal e a implantação da ciclovia na Ponte Jornalista Manuel Alves Fernandes 'Maneco'(Arco-íris). O anúncio ocorreu durante visita técnica do prefeito e sua equipe aos dois equipamentos .
No local onde fica o Largo do Sapo, foi realizado ato para divulgar os detalhes da parceria com a empresa Nelcar, da área logística, que por meio de um EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança – vai realizar obras como forma de compensação ambiental. O casarão que foi a primeira sede da Prefeitura fica na Av. Nove de Abril, 1205, tendo como referência a Praça Joaquim Montenegro, vizinha ao Largo do Sapo, no bairro Sitio Cafezal.
O prefeito destacou a importância histórica dessa recuperação. "Nosso objetivo é resgatar uma parte da nossa história que, por pouco, não foi apagada. Um povo sem memória é um povo sem história. E essa restauração é apenas um dos vários anúncios, entregas e lançamentos que faremos ao longo deste ano. As ações do mês de abril tem a simbologia de integrarem a programação de aniversário da cidade", afirmou.
César Nascimento ainda destacou a importância das parcerias público-privadas que ajudam no desenvolvimento de Cubatão, na mobilidade urbana, na parte do resgate cultural, entre tantas outras áreas.
O projeto de restauro do casarão foi concebido pela arquiteta Fabiula Domingues. Ela realizou pesquisa profunda sobre o imóvel em museus e arquivos históricos para resgatar a linha do tempo da edificação. Depois, em campo, realizou a raspagem da estrutura que sobrou para descobrir a cor original do casarão. No projeto 3D apresentado no dia do evento, foi possível acompanhar como ficará o local após a recuperação. O projeto foi acompanhado de perto por representantes da Nelcar que participaram da visita técnica, o gerente jurídico Manuel Rogélio e o diretor Gustavo Henrique de Oliveira.
A equipe técnica do prefeito César ainda contou com a presença dos secretários Elmo Ferreira (Manutenção e Serviços Públicos), Marcos Quarterolli (Obras), Allan Matias (Governo), Cleiton Jordão dos Santos (Meio Ambiente Segurança Climática e Bem-estar animal),Cláudio Barazal (Comunicação), Jaque Barbosa (Mulher e Direitos Humanos), Omar Bermedo (Cultura) e Renata Almeida (chefe de Gabinete do prefeito). O anúncio da medida foi prestigiado pelos vereadores Guilherme Amaral, Carioca e Batoré, além do ex-prefeito Ademário Oliveira.
Investimentos e detalhes da Ciclovia – De acordo com a Prefeitura, as obras de restauração da 1ª sede da Prefeitura terá investimento de RS 800 mil, contando a reforma e recuperação. Já a ciclovia sobre a Ponte do Arco-Íris custará R$ 2,2 milhões. "Essas obras representam vagas de empregos e melhorias sociais para muitas pessoas, além do estreitamento do diálogo com o setor privado, o qual queremos manter", completou o prefeito.
A Ponte do Arco-Íris receberá uma ciclofaixa que se estenderá ao longo da ponte, abrangendo 350 metros lineares, no canteiro central. Será estrategicamente projetada para refletir a identidade vibrante do arco-íris presente na estrutura da conhecida ponte que liga o Centro à área industrial. A singularidade da ciclofaixa será acentuada pela presença de esculturas de folhas ao longo de sua extensão. Inspiradas no prêmio conferido a Cubatão de "Cidade símbolo de recuperação ambiental" durante a Eco-92 (Conferência Mundial das Nações Unidas), as esculturas serão confeccionadas com uma combinação de acrílico colorido e placas fotovoltaicas.
Essas placas proporcionarão estética única e serão responsáveis por gerar energia e luminosidade para o trecho, promovendo sustentabilidade. A energia fotovoltaica é fonte renovável e limpa de energia que utiliza radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no efeito fotoelétrico, pelo qual determinados materiais são capazes de absorver fótons, as partículas luminosas, liberando elétrons, gerando corrente.
Para assegurar a segurança dos ciclistas, um guarda-corpo nas cores do arco-íris percorrerá toda a extensão. No início da ciclofaixa, será reservada uma área de descanso e contemplação, equipada com bancos públicos, suportes para bicicletas, lixeiras e vegetação. Essa área será coberta por uma estrutura com guarda-chuva, proporcionando sombra.
Breve histórico do imóvel onde foi a 1ª sede da Prefeitura cubatense – O local é historicamente conhecido como a antiga sede da Associação dos Socorros Mútuos, um imóvel construído em 1927, período de grande crescimento econômico da vila de Cubatão, que sucedeu diversos usos. Também já abrigou o Cine Miramonte. Quando houve a posse do primeiro prefeito de Cubatão Armando Cunha e dos vereadores em 1949, a antiga sede da Associação passa a ser a 1ª Prefeitura do município de Cubatão, onde permaneceu até 1951. Segundo documentos, a Associação dos Socorros Mútuos foi um dos primeiros clubes esportivos da cidade de Cubatão. Há relatos de que, entre os anos 1937 e 1938, o local se tornou um espaço para aglomeração juvenil, com atividades culturais e teve importante papel na história da folia carnavalesca da Baixada Santista.
O edifício ainda possui a fachada histórica, localizada na principal avenida de Cubatão, cujo imóvel foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Cubatão (Condepacc) em 2010, que ainda incluiu os casarios situados na Praça Coronel Joaquim Montenegro, números 70, 76, 80, 84, 88; a própria Praça Coronel Joaquim Montenegro, a edificação situada nesta mesma praça, número 34, formando o aglomerado perimetral que configura o núcleo histórico "Largo do Sapo". O tombamento é de nível dois, ou seja, cabe a manutenção e preservação das fachadas dos bens.
Deixe a sua opinião
ver todos