Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

Litoral

Crea-SP reforça discussão sobre cidades inteligentes em evento neste fim de semana, em Santos

Palestra sobre o tema e oficinas interativas fazem parte da programação de mais um encontro do Colégio Regional de Inspetores, nestas sexta e sábado

Redação BS9

04/01/2022 - terça às 16h00

O Colégio Regional de Inspetores busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre cidades inteligentes - Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) promove em Santos o primeiro Colégio Regional de Inspetores de 2022. Marcado para sexta-feira, dia 7, e sábado, dia 8, o encontro tem como objetivo avançar com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar o conceito em projetos em seus municípios. A expectativa é receber cerca de 205 inspetores do Conselho na região.  
 
A abertura do evento será na sexta, às 18h, no auditório da Unisanta (Rua Dr. Cesário Mota, 8, Bloco E - 4° andar, Boqueirão). Na oportunidade, será apresentado o balanço de fiscalização de 2021, que superou a meta de 200 mil estabelecida no início do ano passado. O mês de dezembro terminou com mais de 282 mil ações fiscalizatórias, cerca de 40% a mais que o previsto. 
 
No sábado, das 8h45 às 15h30, a programação do evento segue com palestra sobre cidades inteligentes, ministrada pela doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos, Iara Negreiros, da Spin (Soluções Públicas Inteligentes) - primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento. Além disso, o evento oferece oficinas interativas encabeçadas pela especialista.  
 
Com o foco de fortalecer o debate sobre cidades inteligentes, o Colégio Regional de Inspetores busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema. E, dessa forma, trabalhar estratégias para que os municípios atendam de forma efetiva cada cidadão. Nessa linha, o Crea-SP busca ampliar a presença da engenharia, agronomia e geociências e acelerar a transformação das cidades.   
 
“Por meio destes encontros, buscamos incentivar novas iniciativas que desenvolvam o conceito de cidades inteligentes, ao passo que proporcionamos aos profissionais uma visão cada vez mais estratégica sobre a cidade que temos e queremos. Por isso, é preciso pensar como as ações podem ser trabalhadas para que sejam realmente efetivas para todos os cidadãos”, observa o presidente do Conselho, Vinicius Marchese.  
 
Os inspetores são os profissionais voluntários designados pelo Conselho para, junto a suas comunidades, melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade. O Colégio de Inspetores é o Fórum Permanente, que tem como funções o aprimoramento dos inspetores, discussão e proposição de ações, elaboração de estratégias para melhoria das relações institucionais na sociedade, entre outros. Dessa forma, o Colégio promove a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios. 
 
Avanços em 2021
O Colégio de Inspetores já passou por seis cidades em diferentes regiões do estado de São Paulo. Como os municípios de Piracicaba, Taubaté, Mogi-Guaçu, Catanduva, Campinas e Santo André. 
 
O treinamento voltado a cidades inteligentes já contemplou mais de mil profissionais da área tecnológica, abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. E todos os participantes, ao final do curso, tiveram o desafio de promover as mudanças em suas cidades, com base nos diagnósticos levantados durante o encontro.
 
Os próximos encontros serão em Ribeirão Preto (21 e 22/01), Avaré (28 e 29/01) e em Araçatuba (05 e 06/02). 
 
Sobre o Crea-SP
Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo