SOCIAL
Programa orienta frequentadores de unidades sociais sobre uso de celulares e computadores
Robson de Castro
21/10/2024 - segunda às 22h00
Em Praia Grande, a tecnologia é algo que está ao alcance de pessoas de todas as idades. Umas das ações de sucesso é o programa Conecta PG. Dentro desta iniciativa, frequentadores dos PICs, Cafes e Conviver, serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas), podem participar de aulas para aprender a utilizar e lidar melhor com o celular e computador.
A inclusão digital proporcionada pelo Conecta PG tem mudado a vida de muitas pessoas. Nas aulas, os alunos aprendem a utilizar apps, páginas da internet, redes sociais e, especialmente serviços digitais, para facilitar a vida e terem mais segurança ao utilizar a rede.
O Conecta PG foi desenvolvido em parceria entre as secretarias de Planejamento (Seplan) e de Assistência Social (Seas), e conta ainda com a cooperação da FATEC-PG (Faculdade de Tecnologia) para capacitação dos frequentadores do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), Programa de Integração e Cidadania (PIC) e unidades do Programa Conviver.
O aposentado praia-grandense, Braz de Morais Maciel, de 67 anos, é aluno da ginástica do Conviver e resolveu participar também das aulas do Conecta PG para aprimorar o uso do celular. “Hoje, uso meu aparelho para falar com a família, mandar mensagens. Quando vou mexer com alguma coisa diferente, logo peço ajuda. Quero aprender a mandar fotos, usar sites e outras coisinhas que a gente não está acostumado. Para mim é mais fácil mexer no celular do que no computador”, disse.
A também aposentada, Irene Dias Lopes, de 63 anos, disse estar adorando a aula e quer aprender mais para reforçar a renda trabalhando em home office. “Faz tempo que eu queria fazer um curso assim, as escolas não aceitam pessoas na nossa idade. Eu uso o celular para mandar mensagens e já sei também liberar espaço no aparelho. Hoje, aprendi a fazer um “print” da tela e achei muito fácil. Quero aprender essa tecnologia. Acho que consigo trabalhar de casa para alguma empresa”, comentou.
Umas das orientadoras do Conecta PG é a aluna do curso de Gestão Empresarial da Fatec de Praia Grande, Gleiza de Paula Gama da Silva, de 23 anos. Segundo a jovem, cada um tem dificuldade com algo diferente, no entanto a principal busca é por acessos à serviços. “A plataforma do gov.com é uma das mais procuradas. Por lá eles buscam documentos e outras coisas. O site de Praia Grande também foi tema de nossas aulas. Eles acessaram os serviços digitais, viram as imagens das câmeras de monitoramento, fotos da Cidade e adoraram”, contou.
Segundo a secretária de Planejamento do Município, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a ação faz parte da transformação digital que vem ocorrendo em Praia Grande. “É uma forma de oportunizar conhecimento digital que possibilite acesso a serviços públicos, cursos e entretenimento propiciados pela internet e, consequentemente, ampliar a rede de atendimento”.
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