ACESSIBILIDADE
Os trabalhos deverão ser concluídos em até 15 dias.
Robson de Castro
07/04/2025 - segunda às 09h00
A concretagem da calçada acessível do lado esquerdo (sentido de direção), na primeira quadra da Rua Joaquim Távora, entre as vias Senador Feijó e Washington Luís já está ocorrendo. Trata-se do último trecho de obras nesse lado da via que faz a ligação entre os bairros Encruzilhada, Vila Belmiro e Marapé. A calçada do lado oposto está finalizada.
Os trabalhos deverão ser concluídos em até 15 dias. "Após a concretagem desse último trecho, serão providenciados a colocação do detalhe arquitetônico em mosaico e grama no passeio, fresagem da pista e novo revestimento asfáltico", explicou técnico em agrimensura da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Israel Marques, da equipe responsável pela supervisão das obras.
O projeto da Prefeitura de requalificação urbana envolve os 725 metros de extensão da rua, entre as avenidas Pinheiro Machado e Washington Luís. Envolve troca de grelhas das bocas de lobo, construção de passeios acessíveis, no padrão do programa Calçada para Todos, com piso mosaico e grama nas chamadas faixas de serviço, que correspondem a um terço de sua largura.
O projeto será finalizado com renovação asfáltica. "Além disso, a rua ganhará nova arborização, com 57 espécies regionais compatíveis com a largura dos passeios, garantindo a livre movimentação dos pedestres", comentou Marques.
AJUSTES
A requalificação urbana foi iniciada no segundo semestre do ano passado pela construção das calçadas acessíveis para não interferir com as obras, então em execução, de implementação da fase 2 do VLT. As obras do VLT envolveram desvios, que impactaram na Joaquim Távora.
Também foi realizado ajuste no projeto para ampliar a extensão das calçadas acessíveis junto às esquinas, a fim de garantir mais segurança e conforto aos pedestres e moradores. Esse trabalho começará a ser realizado este mês.
Investimento
As intervenções na Joaquim Távora estão a cargo da empreiteira Agnus Engenharia, vencedora da concorrência pública, com prazo contratual até maio.
O investimento é de R$ 4.613.189,75, dos quais R$ 2.870.210,00 oriundos do governo federal e o restante, do orçamento municipal.
Deixe a sua opinião
ver todos