Domingo, 20 de Abril de 2025

DólarR$ 5,81

EuroR$ 6,60

Santos

22ºC

OPORTUNIDADES

Casa da Mulher de Santos estreia curso de padaria

A cozinha do espaço ganhou vida com a movimentação de 20 participantes

Robson de Castro

19/03/2025 - quarta às 10h48

A Casa da Mulher de Santos (Vila Mathias) realizou, na tarde desta terça-feira (18), a primeira oficina de padaria artesanal do local. A cozinha do espaço ganhou vida com a movimentação de 20 participantes que aprenderam a preparar receitas doces e salgadas. 

 

No comando da cozinha estava um nome conhecido das oficinas de padaria do Fundo Social de Solidariedade de Santos, instituição parceira da aula. Judite Pereira, 73 anos, viajou a diversos países em busca de conhecer novas culturas e pratos variados, que compartilha em cursos voluntários. Para a aula inaugural, a professora dividiu a turma em grupos, que prepararam um brownie, seguido por cookies, pães fofinhos de milho e integral. Segundo Judite, a escolha das receitas teve uma motivação especial.

 

"São receitas práticas e fáceis, que resultam em um lucro legal para as alunas que forem vender. Além disso, utilizam técnicas de iniciante, porque tenho participantes nesta aula que já são experientes e outras que nunca estiveram em um curso de padaria antes. Assim, tenho a oportunidade de ensinar os mínimos detalhes e observar o desenvolvimento de cada uma", explicou a professora, que também fez elogios à cozinha da Casa da Mulher. "É muito bem equipada e pronta para nos receber. Melhor do que eu imaginava".

 

A presidente do Fundo Social, Maria Ignez Barbosa, reconhece o objetivo da Casa da Mulher. "Esta cozinha será muito bem utilizada por mulheres que estão buscando um novo rumo e uma vida marcada por empoderamento e oportunidades. É animador vê-las sorridentes e lembrando-se que são capazes de fazer o que quiserem". 

 

Entre as histórias que tornaram a aula ainda mais especial e aproximaram as alunas, estava a de Ana Lúcia Oliveira, 42 anos. Mãe de seis filhos, entre eles um que exige cuidados especiais por epilepsia, ela encontrou no trabalho como carroceira o sustento e a autoafirmação. "Há cinco anos cheguei a Santos com o propósito de uma vida melhor. Por mais que haja julgamentos, é no manuseio de lixo limpo que consigo sustento e me encontrei. Faço o meu trabalho direitinho e ainda reconheço o meu valor".

 

Ana Lúcia é aluna de Judite desde outras capacitações e, embora afirme não ser boa de cozinha, foi possível testemunhar o brilho de seus olhos ao ver uma de suas receitas, preparadas em grupo, saindo do forno. "Eu aprendo para os meus netinhos e eles elogiam todos os pratos que aprendo com a Judite. Hoje, estou saindo com uma mesa pronta para recebê-los no próximo final de semana", afirmou.

 

MÊS DA MULHER

Além da oficina de Padaria Artesanal desta terça-feira, o Município preparou uma ampla programação de atividades para celebrar o Mês da Mulher, incluindo exposições, oficinas, rodas de conversa e muito mais. Confira o hotsite oficial da ação clicando aqui (https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/mes-da-mulher-2025).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RODOVIAS

Feriadão mobiliza operação especial nas rodovias do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira

MOBILIDADE

Guarujá inaugura pontos de parada de passageiros para motoristas de aplicativo e táxi

SAÚDE

Prefeitura de São Vicente adiciona novos grupos prioritários em campanha de vacinação

2
Entre em nosso grupo