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REVITALIZAÇÃO

Canal 1, em Santos, começa a ganhar baias especiais nas paradas de ônibus

O serviço, que integra o projeto da Prefeitura de revitalização da avenida, começou na terça-feira nos pontos localizados entre a orla e a Floriano Peixoto; entre a João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro

Da Redação

30/10/2024 - quarta às 18h49

Na sequência, serão feitas baias entre a Floriano Peixoto e Francisco Glicério (trecho 10), e desta até a João Caetano (11), sentido Centro, e da Glicério à Floriano (2), destino orla. - Divulgação

Pontos de ônibus da Avenida Pinheiro Machado (canal 1) já começaram a ganhar baias especiais e reforçadas, garantindo mais segurança para a frenagem dos coletivos.

O serviço, que integra o projeto da Prefeitura de revitalização da avenida, começou na terça-feira (29) nos pontos localizados entre a orla e a Floriano Peixoto; entre a João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro, denominados respectivamente trechos 9 e 12. O projeto começou em julho de 2023 e terminará antes do prazo contratual (maio).

Nesta quarta-feira (30), a CET sinalizou os desvios para permitir a execução das baias nos trechos entre a Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral e desta até a Antônio Bento de Amorim (trechos 14 e 15), ambas destino Centro, que deverão estar finalizadas até sexta (1º).

Na sequência, serão feitas baias entre a Floriano Peixoto e Francisco Glicério (trecho 10), e desta até a João Caetano (11), sentido Centro, e da Glicério à Floriano (2), destino orla.

Os cinco trechos entre a Antônio Bento e a Glicério, sentido praia, já contam com as baias reforçadas em cada um deles, uma vez que a construção foi feita durante as obras de renovação asfáltica, conforme explicou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pela supervisão das intervenções.

"Nessa área, houve interdição total da pista para fazer da base até a aplicação do asfalto novo, o que permitiu a construção das baias, enquanto no sentido Centro, as interdições foram apenas parciais".

Já no trecho 13, entre a Carvalho de Mendonça e a Carlos Gomes, a empreiteira aproveitou a interdição da Sabesp para consertos na rede para executar as duas baias previstas. Os trechos entre a Floriano Peixoto e a praia (1), e a Delfino e Antônio Bento (8), ambos sentido praia, não contam com parada de coletivos.

BAIAS REFORÇADAS 

Para a execução das baias, prosseguiu Lugaresi, o asfalto é fresado (removido), abrindo-se uma caixa retangular com 30 metros de extensão por 3 de largura e 25 centímetros de profundidade. "A base é então compactada, recebe tela dupla e concreto usinado, com posterior acabamento ranhurado para garantir melhor adesão aos pneus durante a frenagem".

A liberação da pista para o tráfego de veículos ocorre em três dias, tempo em que acontece a chamada 'cura' do concreto, de forma a garantir a hidratação do concreto, retardando a evaporação da água utilizada na preparação da mistura. Esse processo é fundamental para o bom resultado da estrutura, pois evita fissuras, aumenta a durabilidade e garante a qualidade do concreto. 

Paralelamente, prosseguem as inspeções no talude do canal 1 para a recuperação dos trechos onde houver necessidade. "Os serviços de revitalização do canal 1 somente serão considerados concluídos após a avaliação das intervenções e dos taludes em toda a extensão do canal", frisou Lugaresi.

PROJETO 

O projeto da Prefeitura envolveu também construção de guias, sarjetas e passeios no padrão Calçada para Todos; renovação asfáltica; melhorias no sistema de drenagem e recomposições pontuais da ciclovia, passarelas de pedestres e de muretas do canal.

Os 2.240m da Pinheiro Machado, entre a orla e a Antônio Bento de Amorim, foram divididos em 16 trechos, a fim de agilizar os serviços e minimizar os impactos para pedestres e motoristas. Nos principais cruzamentos, as obras foram executadas em meia pista, mantendo as demais sempre liberadas ao tráfego.

OBRAS 2024 

Este ano, a Prefeitura finalizou 21 obras por meio da Seinfra, em um investimento de R$ 124.357.852,16, montante que sobe para R$ 158.696.451,93 com as intervenções no canal 1.

Desse total, R$ 73.466.966,12, computando-se o canal 1, são do orçamento municipal e o restante, recursos dos governos estadual e federal, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal (Finisa), voltado ao setor público e TAC Gaema (Termo de Ajustamento de Conduta, via Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do Estado).

INVESTIMENTO 

As obras na Avenida Pinheiro Machado, a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 34.338.599,77, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual e o restante, do orçamento municipal.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

Conheça os outros artigos dos ODS. https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/

 

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