Sábado, 05 de Abril de 2025

DólarR$ 5,84

EuroR$ 6,40

Santos

21ºC

MOBILIDADE

Beneficiários do vale-transporte PCD de Guarujá podem se recadastrar até 30 de abril

Os munícipes devem realizar o processo no Centro de Cidadania da Prefeitura, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas; para agendamentos, o beneficiário pode entrar em contato pelo telefone (13) 3341-3431

Robson de Castro

04/04/2025 - sexta às 17h04

A Prefeitura de Guarujá está com recadastramento de vale-transporte para pessoas com deficiência (PCD) aberto até 30 de abril. Para realizar o processo, o munícipe deve se deslocar até o Centro de Cidadania da Prefeitura de Guarujá, localizado no Poupatempo (Avenida Santos Dumont, 1.586 – Pae Cará), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, mediante agendamento prévio. O processo, que favorece 6 mil munícipes, está aberto desde 3 de fevereiro.
 

O vale-transporte PCD é destinado para pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva, cuja renda seja igual ou inferior a três salários mínimos. Além disso, em determinados casos, o benefício contempla o acompanhante, quando atendidos os critérios de renda e da Classificação Internacional de Doenças (Cid).  Os portadores da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes), que é fornecida pela Administração Municipal, também não pagam tarifa.
 

O passe é instituído para garantir que todos os beneficiários estejam dentro das conformidades e devidamente cadastrados, para que possam continuar usufruindo do transporte público de forma regular e eficiente. O vale-transporte PCD é instituído pela Lei Municipal 3.165/2004, alterada pela Lei Municipal 5.104/2023, que dispõe sobre a gratuidade no transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência.


Documentos necessários

Para garantir o benefício, o munícipe deve apresentar: declaração de renda do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), especificando o recebimento de pensão, aposentadoria, auxílio doença, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas); declaração escolar (se houver); extrato bancário; laudo médico atualizado; cópia do holerite; declaração de renda ou desemprego; comprovante de residência atualizado (caso o comprovante esteja em nome de terceiros, o munícipe deverá anexar cópia do RG do responsável).
 

Para outras informações e agendamento, os beneficiários podem entrar em contato pelo telefone (13) 3341-3431.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GASTRONOMIA

Vilas Criativas de Santos abrem inscrições para curso de culinária

DIVERSÃO

3ª edição da Praia dos Baixos acontece neste domingo (6) em Mongaguá

SOCIAL

Operação Dignidade atende mais 19 pessoas em situação de rua em Guarujá

2
Entre em nosso grupo