MOVIMENTO NO FERIADO
Sinhores orienta pousadas e hotéis da região quanto a manutenção dos protocolos contra a Covid
Por Lucas Campos - Redação BS9
21/02/2022 - segunda às 17h58
Ao todo, 50% dos hotéis e pousadas da Baixada já estão reservados - (foto: divulgação/PMS)
As festas de carnaval foram adiadas e até canceladas nas cidades da Baixada Santista. Mesmo assim, todas elas decretaram ponto facultativo no feriado prolongado e esta é uma boa chance para viajar. E mesmo com as restrições que ainda permanecem pela Covid-19, a expectativa da rede hoteleira da região é bem grande.
Segundo pesquisa realizada pelo Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), cuja amostragem representa aproximadamente 1.850 acomodações, com capacidade de atendimento para mais de 3.700 pessoas, 50% dos hotéis e pousadas da Baixada já estão reservados.
Os dados levantados no último dia 17 de fevereiro em hotéis e pousadas das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande mostram uma procura ainda tímida se comparada a anos anteriores, mas a expectativa é que o percentual chegue aos 84%.
“A crescente contaminação causada pela variante ômicron e as condições do tempo são fatores relevantes para decidir uma viagem e, por isso, as buscas e reservas devem aumentar consideravelmente esta semana”, relata Heitor Gonzalez, presidente do Sinhores.
Antônio Martins de Souza Lopes, proprietário de uma pousada situada no Canto do Forte, em Praia Grande, confirma o que diz Gonzalez, já que até sexta-feira, tinha uma taxa de ocupação de reservas para o carnaval de 53%, e só na manhã desta segunda-feira, dia 21, viu esse percentual saltar para 64%.
“Confesso que estava um pouco desanimado com metade da ocupação faltando uma semana para o feriado. Mas os números dessa manhã deram uma nova perspectiva e estou confiante de que devam aumentar ainda mais. Os números da pandemia estão mais tranquilos e isso tem encorajado as pessoas a viajar”.
Os números são ainda melhores para Francisco Alves Brito, dono de um hotel no Jardim Santo Amaro, em Guarujá, que já tem uma ocupação 36% maior do que no mesmo período do ano de 2021, e 52% maior do que em 2020.
“Começamos a semana com 71% dos quartos do hotel reservados desde sexta-feira, dia 25, até a quarta-feira de cinzas. Parece que realmente as coisas estão ficando mais próximas de um normal que se tinha antes da pandemia começar. Foram tempos difíceis, mas tudo está melhorando”.
Orientações
O Sinhores orienta a rede hoteleira da Baixada Santista e Vale do Ribeira para que, mesmo com o fim das restrições de horário e capacidade de atendimento em todo estado de São Paulo, os protocolos sanitários contra a Covid-19 devem ser mantidos para manter a segurança de todos durante esse período de pandemia.
O uso de máscara deve ser obrigatório, assim como a disponibilização de álcool gel 70%. Aferição de temperatura diária em hóspedes e colaboradores, desinfecção das malas ao entrar no hotel e proteção de acrílico nos balcões de atendimento da recepção também devem permanecer.
Deixe a sua opinião
ver todos