EDUCAÇÃO
Quatro escolas foram condecoradas por alcançarem metas estabelecidas pelo Saresp
Robson de Castro
27/03/2025 - quinta às 09h00
A rede municipal de ensino de Praia Grande foi condecorada com o Prêmio Excelência Educacional, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Educação (Seduc) participou da solenidade realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo. A Cidade teve quatro escolas que alcançaram as metas estabelecidas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024 e foram premiadas.
Praia Grande foi representada no evento pela secretária de Educação, Patrícia Almeida. Na ocasião, estiveram presentes a subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Candido, e a chefe da Seção de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Segmento I, Angélica Braga. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Educação, Renato Feder, entre outras autoridades, também participaram da cerimônia.
O Prêmio Excelência Educacional faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que incentiva o avanço na alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino, condecorando 1.171 unidades municipais de 442 cidades. Em Praia Grande, as quatro escolas premiadas foram: Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim), José Padin Mouta (Tupi), Governador Franco Montoro (Maracanã) e Dorivaldo Francisco Loria (Sítio do Campo). As unidades vencedoras recebem recurso financeiro proporcional ao número de alunos, que poderá ser investido em melhorias estruturais e pedagógicas.
"Este reconhecimento é fruto do comprometimento, esforço e dedicação de todos: alunos, professores, funcionários e equipe técnica que diariamente se empenham para garantir uma educação de qualidade", destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida. “Que essa vitória sirva de inspiração para todas as escolas da rede, fortalecendo nosso compromisso com o aprendizado de nossos alunos, incentivando cada vez mais a busca pela excelência no ensino”.
Para conquistar o prêmio, as escolas municipais foram avaliadas com base no critério do Índice de Excelência Educacional (IEE), tendo como referência os resultados do Saresp 2024. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra ao regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Parceria – O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização e tem como objetivo alcançar a meta de 90% das crianças com até sete anos de idade alfabetizadas até 2026, em todo o Estado de São Paulo. Para isso, o Governo disponibiliza uma série de ações, como a Avaliação de Fluência Leitora, a Formação Presencial de Professores Anos Iniciais, a Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), entre outras.
Deixe a sua opinião
ver todos