CAPACITAÇÃO
As 14 alunas da turma confeccionaram diferentes tipos de doces com variados ingredientes e receberam um certificado de conclusão do curso, que vai reforçar a capacidade técnica para futuros serviços
Da Redação
10/10/2024 - quinta às 09h42
A professora Elisangela Audá, conta que as turmas têm uma média de 15 alunos e que não há restrições para participar, mesmo que a atual classe tenha somente mulheres - Divulgação
O curso de confeitaria de doces finos realizado no PIC Vila Alice, teve sua última aula na manhã desta terça-feira (08). As 14 alunas da turma confeccionaram diferentes tipos de doces com variados ingredientes e receberam um certificado de conclusão do curso, que vai reforçar a capacidade técnica para futuros serviços.
Entre as etapas, as alunas do curso foram orientadas sobre a preparação e apresentação, já que os doces finos são diferentes dos doces tradicionais e levam diferentes técnicas para serem feitos. Além de utilizarem ingredientes nobres, como nozes, pasta americana e damascos, doces preferidos para serem utilizados em eventos como casamentos e festas de 15 anos.
A professora Elisangela Audá, conta que as turmas têm uma média de 15 alunos e que não há restrições para participar, mesmo que a atual classe tenha somente mulheres. Ela também explica sobre os aprendizados que o curso fornece e como ajudam no desenvolvimento geral dos alunos. “São orientações para empreender. Eu ensino o preparo, o acabamento e a decoração, já que os doces finos têm uma técnica diferenciada”.
A autônoma Raquel Francisca da Silva, de 41 anos, já está no quarto curso pelo Projeto Qualifica PG. Segundo ela, o curso de doces finos a auxiliou em ter um conhecimento fora do padrão, já que se trata de um aprendizado diferenciado. “Aqui você aprende técnicas e os modos de decorar, que são sensacionais. Pretendo trabalhar com esses doces, porque chamam atenção”.
Para a confeiteira Daniele dos Santos, de 35 anos, que já trabalha na área confeccionando doces comuns, o curso ajudou a aplicar os aprendizados na profissão. “Fazer doces finos me permite abranger um novo público e segmento. A gente trabalha com uma qualidade maior, podendo atender festas e eventos além dos doces infantis”.
A aluna Simone Golembiouski Ciacia, de 41 anos, explicou sobre as técnicas aprendidas e os instrumentos diferentes que foram utilizados nas etapas. “Usamos um maçarico para criar uma crocância por cima do doce. Nos primeiros dias aprendemos a fazer as massas, como a de pão de mel e depois a cobertura de chocolate para hoje finalizarmos e decorarmos”.
A subsecretaria de assuntos institucionais, Karine Fernandes Gusmão Rosa, explica que o curso fornece aprendizado aos alunos e permite que saiam de lá com o conhecimento necessário para trabalhar na área. “A gente abre o curso tanto na parte de empreendedorismo quanto na parte da mão de obra. Muitas pessoas participam e veem como uma oportunidade”.
Para saber mais informações sobre os próximos cursos do Qualifica PG e realizar a inscrição basta acessar a parte dos cursos pelo site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) , ou acessar (https://linktr.ee/qualificapg).
--
Subsecretaria de Comunicação Social
Gabinete da Prefeita
Prefeitura de Praia Grande
Contatos: (13) 3496-2010 / 2186 / 2216 /2195
http://www.praiagrande.sp.gov.br
Banco de imagens: http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos
“As informações contidas nesse email, bem como em qualquer dos seus arquivos anexos, podem conter restrições de divulgação classificadas como confidenciais e são direcionadas exclusivamente a seus destinatários. É vedado o uso, reprodução, divulgação ou distribuição por pessoas diversas aos destinatários ou para fins diferentes daqueles informados originalmente. Caso você não seja o destinatário correto para o recebimento desta mensagem, notifique o remetente e em seguida exclua e destrua permanentemente seu conteúdo”.
Deixe a sua opinião
ver todos