EVENTO
Com área imersiva e cobertura para os espectadores, evento permanece até quarta (22)
Robson de Castro
20/01/2025 - segunda às 14h04
O pontapé inicial enfim foi dado para o maior patrimônio cultural da Primeira Cidade do Brasil. Este domingo (19) marcou a abertura da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2025, reunindo milhares de pessoas na areia da Praia do Gonzaguinha, que puderam assistir a um verdadeiro show proporcionado por artistas locais, atores renomados e representantes da escola de samba Sangue Jovem.
Seguindo à risca o tema - 'Encenação 2025 - Você é a História de São Vicente' -, a edição deste ano oferece como grande novidade a interação com o público, trazendo o espectador para 'dentro dos bastidores' através de uma área imersiva com acesso ao figurino, contato com artistas, área instagramável e acervos que ajudam a contar a história de São Vicente. Além disso, pela primeira vez a Encenação oferece área coberta a todos os espectadores, garantindo proteção mesmo em caso de chuva. Outro ponto de destaque, pelo segundo ano consecutivo é a acessibilidade, visto que a estrutura dispõe de todo aparato necessário para pessoas com deficiência.
Presente na abertura da Encenação 2025, o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, descreveu o sentimento de poder ver mais uma edição do espetáculo. "De 1532 para 2025. O primeiro dia de Encenação foi um espetáculo! É emocionante ver a nossa história sendo contada por quem faz a Cidade ficar de pé: o povo. Ainda tem mais por vir!".
Com aproximadamente 500 envolvidos, a Encenação 2025 é protagonizada por estrelas como o ator Christian Malheiros, oriundo da Área Continental de São Vicente e atuante na Encenação desde os 12 anos de idade. "A Encenação faz parte do meu DNA, da minha trajetória enquanto artista. Poder contar essa história toda vez de forma diferente é sensacional, pois podemos explorar diversos olhares: do indígena, do português, e ilustrar a chegada dos portugueses ao Brasil. Contribuir com esse legado cultural para a Cidade e todo o nosso país me traz uma alegria imensa", ressalta o artista.
Outro nome ilustre da Encenação é a atriz e bailarina Marissol Dias, que, mais uma vez, interpretou a Índia Bartira - personagem responsável, ao lado do marido, o português João Ramalho, pelo fim da guerra entre indígenas e portugueses durante a peça teatral. "Todas as vezes em que piso nessa areia, sinto como se fosse a primeira. Esse ano está sendo muito especial, pois estou lidando com um ator que está encenando pela primeira vez. Tudo o que recebi em 2010, quando comecei, estou podendo retribuir agora. Estou tendo a oportunidade de passar para frente aquilo que um dia me apresentaram. São Vicente foi a terra que me projetou. Foi daqui que saí", destaca.
A administradora da Capitania de São Vicente entre 1933 e 1944 e esposa de Martim Afonso de Sousa, Anna Pimentel, foi interpretada pela atriz Júlia Yamaguchi. Para ela, integrar a Encenação é, além de um trabalho, um hobby. "A maior encenação do Mundo só pode acontecer em São Vicente, por conta dessa energia de onde tudo começou. Foi muito emocionante poder voltar e estar revivendo tudo isso de novo, pois é muito mais que um trabalho, é um lazer. É um legado que deixamos vivo entre tantas pessoas da comunidade".
O protagonista da peça, Martim Afonso de Sousa, foi representado pelo ator e professor de teatro, Renato Lima, que descreveu o sentimento de poder se apresentar como fundador da Primeira do Brasil. "Comecei a fazer teatro aqui em São Vicente. Poder recontar a história é uma grande honra e privilégio. É quase um sonho realizado. São Vicente é responsável por grande parte da minha trajetória".
Tudo terminou em Carnaval. Ao final da peça teatral, a escola de samba Sangue Jovem entrou em cena, trazendo o público para sambar junto na areia. Vale lembrar que, neste ano, os artistas homenagearão a Primeira do Brasil no desfile de Carnaval de Santos, retratando justamente, através de elementos culturais, a história do Município.
Além do Prefeito, a abertura do evento contou com demais presenças ilustres, como o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil - Paulo Teixeira (pai da atriz Júlia Yamaguchi), o Secretário Estadual de Turismo e Viagens - Roberto de Lucena, os deputados estaduais - Caio França, Leticia Aguiar e Paulo Corrêa Jr, além de vereadores e secretários municipais.
O deputado estadual Caio França descreveu o sentimento de, mais uma vez, prestigiar a realização da Encenação de São Vicente. "Muito feliz por mais uma vez ajudar esse espetáculo a continuar de pé. São pessoas que de forma voluntária ajudam a contar a história de São Vicente, que se mistura com a do nosso país. Viva São Vicente, a mãe do Brasil".
"É a primeira cidade brasileira a completar 500 anos. Temos a felicidade de mais uma vez poder participar deste importante e extraordinário evento. Parabéns à Prefeitura, ao elenco, diretor e todos que estão direta e indiretamente ligados a esse espetáculo maravilhoso", declarou o Secretário Roberto de Lucena.
Sobre a Encenação - O espetáculo reproduz, por meio de elementos e diferentes narrativas a cada edição, a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente em 1532.
Edição 2025 - A Encenação é sempre um dos principais eventos comemorativos ao aniversário da Cidade. Neste ano, no qual a Primeira do Brasil completa 493 anos, a realização iniciou neste domingo (19) e vai até quarta-feira (22), com abertura dos portões às 19h30. O espetáculo acontece na areia da Praia do Gonzaguinha, ao lado da Fonte das Crianças (Praça Tom Jobim).
A 42ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é realizada pelo Instituto Adesaf e pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O evento conta com apoio da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e da Secretaria de Estado do Turismo e Viagens. Patrocínio: Sabesp.
Deixe a sua opinião
ver todos