Quarta, 22 de Janeiro de 2025

DólarR$ 6,02

EuroR$ 6,27

Santos

27ºC

ABASTECIMENTO

Sabesp realiza limpeza em estações elevatórias da Baixada Santista

Atividade de manutenção é rotineira e mostra a necessidade do uso consciente das redes de saneamento

Robson de Castro

20/01/2025 - segunda às 13h52

A Sabesp realiza, nesta quarta-feira (22), limpeza nas estações elevatórias de esgoto da Baixada Santista. A ação, que faz parte do cronograma regular de manutenção e conservação, visa prevenir o entupimento na rede coletora e reforçar a importância do uso consciente do sistema de saneamento.

 

De acordo com a Companhia, o descarte inadequado de resíduos como óleo, gordura, cabelos, fio dental, absorventes, preservativos, cotonetes, entre outros, nas pias, ralos e vasos sanitários é uma das principais causas de obstruções.

 

"Esses materiais prejudicam não apenas as redes domésticas, mas também sobrecarregam a rede coletora, gerando danos ao sistema de tratamento de esgoto", explica Andrenandes Gonçalves, coordenador do departamento de manutenção de serviços operacionais da Baixada Santista.

 

As estações elevatórias, que captam o esgoto doméstico e transportam até as unidades de tratamento, são equipadas com cestos de gradeamento responsáveis por reter resíduos sólidos grossos, evitando entupimentos.

 

O processo de manutenção inclui a retirada dos cestos, limpeza do gradeamento e destinação adequada dos resíduos coletados. Dependendo do porte da estação, essas atividades podem ocorrer semanalmente ou até duas vezes por semana.

 

Durante o verão, o aumento no fluxo de turistas e a maior incidência de chuvas elevam a carga de esgoto em cerca de 25% na Baixada Santista, exigindo esforços adicionais de manutenção. Além da manutenção técnica, a Sabesp reforça a importância da conscientização da população quanto ao descarte correto de resíduos. "O comportamento de cada cidadão tem impacto direto no funcionamento do sistema de esgoto e, consequentemente, na qualidade de vida da sociedade", destaca o coordenador de manutenção de serviços operacionais da Sabesp.

 

Testes de fumaça

Na última semana, a Sabesp realizou inspeções e testes de fumaça nas redes de esgoto da Baixada Santista e do Litoral Norte. Esse método, que utiliza uma fumaça inofensiva à saúde, é aplicado nos poços de visita (bueiros) para identificar possíveis ligações irregulares entre sistemas de rede de esgoto e águas pluviais. A fumaça pode emergir em locais como ralos, calhas, tanques e caixas de inspeção, indicando problemas nas instalações.

 

Além disso, a baixa cobertura de redes de drenagem no litoral de São Paulo contribui para a ocorrência de conexões irregulares de águas pluviais no sistema de esgoto, que podem provocar transbordamentos nas vias públicas em períodos de chuva intensa. Nos casos em que são identificadas irregularidades, a Sabesp elabora relatórios técnicos e orienta a população sobre os reparos necessários, além de formalizar a situação junto às prefeituras.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ENSINO

Educação libera resultado do Provão Paulista; 43 aprovados na 1ª chamada são do Vale do Ribeira

ENSINO

Provão Paulista: Resultados serão divulgados nesta segunda-feira (20)

OPORTUNIDADES

Vunesp realizará provas do concurso para Auditor no Tribunal de Contas

2
Entre em nosso grupo