SANEAMENTO
Companhia se preparou ao longo de 2024 com melhorias dos sistemas para atender mais de 1 milhão de pessoas na alta temporada
Robson de Castro
17/12/2024 - terça às 22h00
Com a chegada da temporada de verão, a Sabesp entregou no Litoral Norte de São Paulo obras e melhorias que visam aumentar a eficiência e a disponibilidade hídrica no sistema de abastecimento de água. No período, os municípios da região devem atrair cerca de 1 milhão de pessoas, volume equivalente a quase três vezes a população residente.
Por causa da expectativa de temperaturas elevadas impulsionados pela nova realidade climática e consumo de água acima da média, a Sabesp reforçou o abastecimento, destinando R$ 55,5 milhões a melhorias e obras de expansão ao longo de 2024 nas quatro cidades atendidas.
O plano inclui manutenção corretiva e preventiva, aquisição e locação de equipamentos, geradores de energia e máquinas, além de reforço operacional e equipes de prontidão. Foram contratados cerca de 40 funcionários temporários, incluindo agentes e técnicos de saneamento ambiental, que reforçarão o trabalho até o final do verão.
A Companhia montou uma estrutura robusta de atuação, que abrange equipes técnicas e operacionais disponíveis 24 horas; monitoramento contínuo e em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO); reforço integrado para situações críticas; aumento da capacidade contratada de energia elétrica; entre outros.
Investimentos nos municípios
Entre as principais obras e melhorias realizadas pela Sabesp no Litoral Norte estão a implantação de um novo reservatório em Maresias, no município de São Sebastião, com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água, e a modernização dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, em Ubatuba.
Em Ilhabela, a companhia investiu na modernização da ETA Água Branca, que recebeu novos módulos de floculação e decantação, além da construção de um novo reservatório, também com capacidade de 2 milhões de litros, acompanhado de melhorias na malha de distribuição da região.
Outros avanços incluem a ampliação das redes de distribuição de água e coleta de esgoto, a implantação de uma planta para recebimento e secagem de lodos provenientes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a renovação de equipamentos essenciais para os sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgoto.
Uso consciente e dicas
É importante que moradores e turistas contribuam e também façam sua parte para bom funcionamento dos sistemas e a eficácia do abastecimento. Veja algumas dicas:
A Sabesp também realiza nesta época ações educativas de conscientização, como campanha, mensagens sobre dicas de economia nas redes sociais, entre outras ações para sensibilizar a população.
Com esses investimentos e medidas, a Companhia busca a regularidade do abastecimento, a qualidade da água tratada e a eficiência nos serviços de esgoto, contribuindo para a saúde pública e a balneabilidade das praias da região.
Para ocorrências ou emergências, a Sabesp segue à disposição, durante 24 horas, pelos canais de atendimento: central telefônica 0800 055 0195, Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br/), WhatsApp (11 3388-8000), chatbot (sabesp-chat.sabesp.com.br) e agências físicas, mediante agendamento.
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