Segunda, 31 de Março de 2025

DólarR$ 5,70

EuroR$ 6,17

Santos

28ºC

SANEAMENTO

Sabesp destaca maior reservatório de água tratada escavado em rocha da América Latina no mês da Água

Construído no interior dos morros Santa Terezinha e Voturuá, entre Santos e São Vicente, o Reservatório-Túnel leva os nomes do maciço rochoso onde foi inserido e consegue armazenar 44 piscinas olímpicas

Robson de Castro

28/03/2025 - sexta às 12h00

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Água, a Sabesp programou uma grande manutenção preventiva, para inspeção, limpeza e desinfecção do Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá, o maior reservatório de água tratada da América Latina escavado em rocha e em formato de túnel. Inaugurado em novembro de 1981, este importante centro de reservação localizado entre os municípios de Santos e São Vicente, no interior dos morros dos quais ele leva o nome, segue um grande exemplo de Engenharia até os dias atuais.

 

"O planejamento estratégico definido permite manter o fornecimento aos imóveis da região durante o andamento dos trabalhos. O reservatório-túnel possui uma parede no meio que o divide em duas câmaras. A manutenção – realizada em média a cada dois anos – acontece esvaziando primeiro uma metade do equipamento, para depois serem programados os serviços na outra metade", explica o gerente regional da Sabesp na Baixada Santista, Ricardo Ferrari.

 

Mais sobre o espaço

Com capacidade de armazenar 110 milhões de litros de água (o equivalente a 44 piscinas olímpicas), o equipamento impressiona com seus números: dividido em duas câmaras de 55 milhões de litros cada, são aproximadamente 13 metros de altura (um prédio de 5 andares), 15 metros de largura (uma estrada com 4 pistas) e 1.100 metros de extensão no total das duas câmaras. O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá é responsável por 28% da reservação de toda a Baixada Santista e abastece todos os dias aproximadamente 800 mil pessoas entre Santos e São Vicente, além de reforçar o fornecimento em parte de Guarujá e Praia Grande e de atender indiretamente os demais municípios devido ao fato do sistema de abastecimento da região ser interligada entre os municípios.

 

A obra foi considerada de grande complexidade e inédita na época, tendo início em 1979. Durante a escavação do túnel, as pedras retiradas do morro serviram para formar o Emissário Submarino. Estudos geológicos do projeto identificaram que o maciço rochoso onde foi inserido tem idade geológica de cerca de 600 milhões de anos e é constituído por rochas de granito gnaisse (mesma formação que o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) de excelente qualidade, o que permitiu a utilização da própria estrutura local.

 

Sobre a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) atende 28 milhões de pessoas em 375 municípios paulistas, sendo responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil, a Nova Sabesp tem como meta antecipar para 2029 os objetivos do Marco Legal do Saneamento, promovendo dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GESTÃO PÚBLICA

Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista realiza reunião em PG nesta segunda

OPORTUNIDADES

Estágio remunerado para alunos do Ensino Médio: Inscrições do BEEM se encerram na segunda (31)

CULTURA

Vale do Ribeira: Programa Guri nas Escolas é implementado em duas unidades de ensino

2
Entre em nosso grupo