Sábado, 19 de Abril de 2025

DólarR$ 5,81

EuroR$ 6,60

Santos

26ºC

CLIMA

Ondas de calor: Saúde SP orienta população sobre cuidados para enfrentar altas temperaturas

Condições climáticas exigem atenção especial para bebês, crianças e idosos

Robson de Castro

01/03/2025 - sábado às 10h59

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) alerta a população para cuidados com as ondas de calor extremo no Estado. Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos.

 

Para prevenir quadros de desidratação, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água para adultos, uso de protetor solar, roupas leves, leques, evitar exposição direta ao sol e não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

 

"Com o aumento das temperaturas, é importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar, além de evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos do dia, com atenção especial para os grupos mais vulneráveis como crianças e idosos", recomenda o pediatra e infectologista Marcelo Otsuka, do Hospital Infantil Darcy Vargas.

 

No caso de bebês, o leite materno é o principal recurso para evitar e tratar a desidratação. A pele também demanda atenção dos cuidadores. Deixar os bebês apenas de fralda - e trocá-la com frequência, utilizando algodão e água - pode aliviar nos dias mais quentes. Na hora de sair de casa, a orientação é priorizar roupas de algodão e evitar exposição ao sol das 9h às 16h. 

 

Para os idosos, é fundamental estimular o consumo de líquidos, como água, sucos naturais e chás, além de oferecer alimentos ricos em água, como frutas e sopas, para prevenir complicações como desidratação e insolação, mais comuns nessa faixa etária.

 

Outros cuidados importantes 

A Pasta também alerta para o risco de doenças de transmissão hídrica e alimentar relacionadas ao calor. Nesses casos, é importante se certificar de que a água de consumo seja potável para evitar doenças como gastroenterites, cólera, febre tifoide, hepatite A e outras doenças diarreicas. 

 

Os alimentos devem ser higienizados adequadamente para evitar infecções e intoxicação. As doenças transmitidas por água e alimentos podem ser ocasionadas por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas, e o período de incubação pode variar de menos de 1 hora a 4 semanas.

 

Os principais sinais de infecção são febre, vômito, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e tonturas.  Caso apareça algum sintoma, é importante buscar auxílio médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ZELADORIA

Governo de São Paulo inicia obras na estrada de acesso a Barra do Una, em Peruíbe

MOBILIDADE

Alesp aprova projeto de lei que moderniza Sistema de Travessias Hídricas

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia penal do CPP de Mongaguá impede entrada de visitante que portava droga

2
Entre em nosso grupo