Quinta, 17 de Abril de 2025

DólarR$ 5,81

EuroR$ 6,60

Santos

24ºC

TURISMO

Gastronomia na Baixada Santista avança com o lançamento das Rotas do Café de SP

Região é estratégica para o escoamento da produção cafeeira e conta com atração cultural que valoriza o legado cafeeiro do Estado

Da Redação

09/04/2025 - quarta às 09h38

O Museu do Café de Santos é um dos 57 atrativos turísticos do novo programa Rotas do Café de São Paulo, apresentado nesta terça-feira, 8, pelo Governo de São Paulo para valorizar a história do café em fazendas centenárias, ateliês, centros de pesquisa abertos à visitação, e apresentá-los como atrativo turístico. Além de espaços culturais ligados ao café, como o museu, há destinos isolados de grande potencial e cinco rotas temáticas inéditas. 

 

O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World's 100 Best Coffee Shops. 

 

O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.

 

Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante tem a chance de degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Francisco e Bento XVI em visita ao Brasil. A experiência acontece em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, em Cristais Paulista, oferece o roteiro completo, na Rota Mogiana Paulista. 

 

As experiências continuam nas Rotas Alto Cafezal; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê. "As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis", afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MOBILIDADE

Alesp aprova projeto de lei que moderniza Sistema de Travessias Hídricas

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia penal do CPP de Mongaguá impede entrada de visitante que portava droga

ECONOMIA REGIONAL

SP Produz: conheça a cadeia produtiva de frutas da Mata Atlântica paulista

2
Entre em nosso grupo