Sexta, 22 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

22ºC

JUSTIÇA

Em ação do MPSP, Justiça obriga Estado a restaurar imóvel histórico em Santos

Construção fica no número 584 da Avenida Conselheiro Nébias

Robson de Castro

23/09/2024 - segunda às 09h56

Por força de sentença publicada em 20 de agosto, o Estado de São Paulo tem seis meses para restaurar o imóvel histórico situado à Avenida Conselheiro Nébias, 584, em Santos. O prazo começa a ser contado após o trânsito em julgado do processo, ajuizado em maio de 2023 pelo promotor Carlos Cabrera. 

A decisão não impede a alienação do imóvel pelo Estado. Nessa hipótese, a responsabilidade de realizar os reparos necessários na edificação passará a ser do adquirente.

Embora não tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA), a construção fica na área envoltória do prédio localizado no número 586 da mesma avenida, este reconhecido desde 2005 como bem cultural de interesse histórico e arquitetônico. Segundo Cabrera, um dos objetivos do tombamento é justamente permitir que o imóvel se mantenha numa área que tenha coerência com a sua razão de existir e possibilite uma compreensão melhor do patrimônio cultural. Além disso, em 2016 o CONDEPASA atribuiu nível 2 de proteção ao prédio do número 584, determinando a preservação das fachadas, volumetria e telhado, por considerá-lo "importante exemplar remanescente da arquitetura residencial em estilo eclético característica da expansão urbana da Avenida Conselheiro Nébias". Entretanto, o imóvel encontra-se em estado de abandono, causando transtornos de segurança e de saúde pública.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de São Paulo autoriza contratação de PMs da reserva para cargos administrativos

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo lança campanha 'SP por Todas: 21 dias por elas' com foco na segurança das mulheres

2
Entre em nosso grupo