SAÚDE
O estoque opera em estado de emergência para os sangues O+, O- e B-, com atendimento de 20% da demanda hospitalar
Robson de Castro
11/11/2024 - segunda às 21h00
A Fundação Pró-Sangue, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, está precisando urgentemente de doação de sangue. O estoque apresenta situação de emergência para os sangues O+, O- e B-, com condição de atendimento de 20% da demanda hospitalar. Já os tipos A- e AB- estão em um patamar crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional.
Os postos de coleta receberam poucas doações nesta semana e a fundação, em parceria com o Governo de SP, reforça que há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da instituição, que pode ser acessado clicando aqui.
“O número de doações precisa aumentar logo para que não haja risco de desabastecimento de sangue. Portanto, para que o sangue não falte, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que venha doar sangue”, ressalta a instituição.
40 anos da Pró-Sangue
A Pró-Sangue comemorou 40 anos em sua missão de solidariedade, com a coleta de mais de 5,9 milhões de bolsas de sangue, beneficiando mais de 23,6 milhões de pessoas. A fundação lembra que a doação de sangue só é possível graças à disponibilidade das pessoas. Por isso, é preciso contar com a população para manter em níveis adequados os estoques de sangue.
Requisitos para doação de sangue
Todas as informações encontram-se disponíveis no site da fundação (www.prosangue.sp.gov.br) ou pelo Alô Pró-Sangue (11 4573-7800), WhatsApp (11 9-9152-7653) ou e-mail ([email protected]).
Deixe a sua opinião
ver todos