Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

24ºC

EDUCAÇÃO

2,4 milhões de estudantes devem participar da primeira Olimpíada de Redação da Educação de SP

Objetivo da competição é promover o hábito de escrita entre os alunos da rede; alunos competem por mais de 100 mil medalhas

Robson de Castro

19/08/2024 - segunda às 09h29

Nesta segunda-feira (19), 2,4 milhões de estudantes matriculados do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais, mais uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para promover o hábito da escrita entre os estudantes e valorizar o aprendizado de língua portuguesa. 

 

O cronograma prevê a aplicação da prova de redação até o dia 27 de agosto, começando no dia 19 pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e assim, sucessivamente, até o dia 27 de agosto para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Assim como aconteceu com a primeira edição da Olimpíada de Matemática, os estudantes estão em busca de mais de 100 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Serão premiados escritores em todas as cidades com unidades da rede estadual de São Paulo. Professores, escolas e diretorias de ensino também serão reconhecidos. A entrega de medalhas está prevista para o mês de novembro.

 

"A Olimpíada de Redação terá uma fase única e será realizada a partir da próxima segunda-feira, dia 19, por meio da escrita de texto, on-line, na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já utilizada pelos estudantes da rede estadual. Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação.  Cada turma, com seu ano e série, deverá seguir um tema diferente, e receberá textos de apoio, assim como acontece nos vestibulinhos e vestibulares. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola do estudante. É muito importante que cada estudante esteja presente na data de aplicação da prova de redação para a sua turma", diz o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior.

 

De acordo com Roberto Serra Campos Júnior, para os estudantes do Ensino Médio, a Olimpíada de Redação também será uma ferramenta importante para a preparação desses estudantes para o Provão Paulista, Enem e outros vestibulares do fim do ano. Para este ano letivo, a Educação aumentou em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio. Além das aulas de língua portuguesa, os estudantes têm acesso à disciplina de redação e leitura nesta etapa de ensino. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

CULTSP PRO lança parceria com Liga das Escolas de Samba de São Paulo neste sábado (23)

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de São Paulo autoriza contratação de PMs da reserva para cargos administrativos

2
Entre em nosso grupo