Domingo, 24 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,08

Santos

20ºC

ESPORTES

Surfe olímpico transforma vidas de crianças em situação de vulnerabilidade em Guarujá

Projeto Ondas já beneficiou mais de 700 crianças, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas

Robson de Castro

16/07/2024 - terça às 09h00

O surfe foi reconhecido como esporte olímpico desde a edição de 2020 dos Jogos, em Tóquio, no Japão. Desde então, tem se destacado ainda mais não apenas pela  sua competitividade, mas também pelo seu poder transformador.

 

No Brasil, o surfe começou a ganhar força a partir da década de 1960, com o surgimento de campeonatos que revelaram talentos nacionais e impulsionaram a modalidade pelo litoral. Hoje, com a infraestrutura aprimorada e o reconhecimento olímpico, o esporte se torna cada vez mais atrativo e inspirador para jovens de diversas regiões do país.

 

Em Guarujá, litoral de São Paulo, o esporte vem sendo usado como uma ferramenta de inclusão social, oferecendo novas perspectivas de vida para crianças em situação de vulnerabilidade. Esse é o Projeto Ondas, idealizado por Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surfe.

 

Desde 2007, a ONG já beneficiou mais de 700 crianças, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

 

 "O surfe na minha vida foi de extrema importância porque foi através dele que eu tive um futuro promissor. O surfe me deu perspectiva de vida, me levou aos lugares mais altos e contribuiu para forjar em mim a pessoa que eu sou hoje," diz Jojó.

 

A paixão de Jojó pelo surfe o levou a criar a ONG Projeto Ondas, que atualmente atende cerca de 90 crianças entre 7 e 12 anos, oferecendo aulas de surfe e suporte educacional no contraturno escolar.

 

"Hoje, o surfe na vida das crianças é fundamental. No Ondas, ele é utilizado como ferramenta pedagógica, com disciplina e valores. É importante para dar oportunidade, considerando o contexto de vidas com poucas referências e poucas oportunidades em que essas crianças vivem," explica Jojó.

 

O reconhecimento do surfe como esporte olímpico só aumenta a motivação das crianças, que veem no esporte uma chance real de transformação e crescimento. “Isso foi incrível. Fez os olhos das crianças brilharem ainda mais, vendo o esporte ser reconhecido dessa maneira. Isso motiva ainda mais elas a entenderem o poder de transformação do esporte”, afirma Jojó.

 

"Meu principal desejo é que o surfe venha como uma ferramenta fundamental, trazendo uma oportunidade para que essas crianças tenham uma visão de mundo ampliada e sonhos estimulados. E assim consigam ter um futuro promissor e suas vidas transformadas, assim como a minha vida foi transformada por meio do surfe.

 

Sobre o Projeto Ondas

Com 15 anos de existência, as atividades do Projeto Ondas são realizadas no contraturno escolar e servem para complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.

 

Através do Projeto Surfando Valores II, o Ondas conta com o apoio da SEL - Secretaria Municipal Esporte e Lazer de Guarujá,  LIE - Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, Brasil Terminal Portuário, Rip Curl, Santos Brasil e Wilson Sons.

 

Ajude o Ondas

Quem acredita no poder transformador do surf e da educação apoia o projeto! As doações podem ser feitas por meio do seguinte link: https://ondas.colabore.org/transformandoem1passo/single_step

 

O Projeto Ondas conta também com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

 

Para saber mais, entre em contato pelo email [email protected]

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTES

Bertioga terá desafio de natação em águas abertas no Cantão Indaiá

ESPORTES

Santista é bronze no taekwondo na Croácia e sobe no ranking mundial

ESPORTES

Praia Grande/SP pode conquistar o tricampeonato paulista de handebol de praia

2
Entre em nosso grupo