Quarta, 16 de Abril de 2025

DólarR$ 5,86

EuroR$ 6,66

Santos

25ºC

O QUE RELEMBRAMOS HOJE?

Santos FC celebra mais um ano de história: berço de lendas e vitórias eternas

Fundado em 14 de abril de 1912, o clube se tornou referência mundial no futebol, revelando ídolos como Pelé e Neymar e colecionando títulos que eternizaram seu nome no esporte

Robson de Castro

14/04/2025 - segunda às 16h43

Neste 14 de abril, o Santos Futebol Clube comemora mais um aniversário de sua gloriosa trajetória. Fundado em 1912, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, o time alvinegro não é apenas um clube de futebol: é um símbolo nacional que ganhou o mundo com seu estilo ofensivo e a tradição de formar craques.

 

Com mais de um século de existência, o Santos FC acumulou títulos expressivos, entre eles oito Campeonatos Brasileiros, três Copas Libertadores da América (1962, 1963 e 2011) e dois Mundiais Interclubes (1962 e 1963), feitos que o colocam entre os clubes mais vitoriosos do planeta. O clube também é conhecido por ser um dos maiores reveladores de talentos da história do futebol.

 

O maior ícone da história santista é Pelé, o Rei do Futebol, que iniciou sua carreira no clube aos 15 anos. Pelé marcou 1.091 gols com a camisa santista, sendo o maior artilheiro de um único clube na história. O próprio craque declarou certa vez:

 

"Se eu sou o Rei, o Santos é o meu castelo."

 

Além de Pelé, nomes como Neymar, Robinho, Zito, Pepe, Coutinho, Giovanni, Diego, Elano e Rodrygo passaram pela Vila Belmiro e brilharam com a camisa branca. Neymar, por exemplo, encantou o mundo ainda jovem, conquistando a Libertadores de 2011 ao lado de Ganso, Arouca e outros talentos da chamada “geração dos meninos da Vila”.

 

Caio Ruscillo, jornalista, torcedor do Santos FC e narrador do Diário do Peixe diz que não se pode subestimar a importância do Santos Futebol Clube para o cenário do futebol nacional. “Foi a primeira equipe brasileira a conquistar a Libertadores da América e o Mundial de Clubes. O único clube considerado grande do futebol brasileiro que não está em uma capital”. 

 

“É mundialmente conhecido por ter Pelé como sua principal referência”, pontua.

 

Ruscillo destaca que obviamente isso, de certa forma, mexe também com a economia da cidade e da região. “Turistas do mundo inteiro passam pela cidade e acabam visitando a Vila Belmiro e o Museu Pelé, para saber mais sobre a história do clube, que é riquíssima”

 

Ele acrescenta dizendo que as histórias do Peixe e do Rei do futebol estão entrelaçadas. “Talvez Pelé não tivesse a projeção que teve, se não jogasse ao lado daquele esquadrão com Gylmar, Dalmo, Mauro, Lima, Zito, Pepe, Coutinho e outros mais”.

 

“Aliás, a relação do clube com a cidade é tão forte, que é bastante normal você cruzar ou bater um papo com essas figuras históricas do Peixe”, ressalta o jornalista.

 

Ele completa dizendo que, no âmbito pessoal, "viver o Santos me proporcionou muitos momentos especiais. Tenho inúmeros amigos que acabei me aproximando por conta dessa relação de amor com o Santos”.

 

O Alçapão
 

O estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é um templo do futebol. Inaugurado em 1916, é considerado um dos estádios mais tradicionais do Brasil. A Vila já recebeu partidas históricas, shows internacionais e foi palco de algumas das maiores atuações de Pelé.

 

Entre as curiosidades, o Santos é o único clube brasileiro a marcar mais de 10 mil gols em sua história e o primeiro clube do mundo a chegar a essa marca. Também foi pioneiro ao excursionar por todos os continentes com seu time principal, ainda nos anos 60.

 

Ao longo dos anos, o Santos FC foi reconhecido e exaltado por personalidades do esporte e da cultura. O técnico Tite já afirmou:

 

 "O Santos representa o futebol brasileiro em sua essência: talento, irreverência e coragem."
 

Já o ex-jogador Carlos Alberto Torres disse:


 "O Santos é diferente, é mágico. Tem uma alma própria, que só quem veste essa camisa entende."

 

A história do Peixe segue viva, com novas gerações carregando o legado de um clube que transformou o futebol em arte e que continua encantando torcedores por todo o mundo.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTES

Circuito Mais Mulher volta em 2025 com duas etapas extras

ESPORTES

Christian Yoshida Yumoto, revelação do taekwondo de Praia Grande, leva 2 bronzes no Mundial Escolar

ESPORTES

Queridinho Mundial, Kansas City Chiefs deve vir ao Brasil em setembro

2
Entre em nosso grupo