Quarta, 05 de Fevereiro de 2025

DólarR$ 5,76

EuroR$ 5,97

Santos

25ºC

ESPORTE

Carateca da Baixada Santista se prepara para temporada 2025

A primeira, que será disputada em março, serve para acumular pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). A segunda, irá definir os campeões brasileiros em diversas categorias

Da Redação

24/01/2025 - sexta às 17h00

A Seletiva Nacional irá definir os atletas que irão disputar os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano, em Monterrey, México, e Recife (PE), respectivamente. - Divulgação

No dia 8 de janeiro, o atleta de Karatê da Academia Resistência/Fupes e da Seleção Brasileira, Matheus Bortolomasi, 21, iniciou a preparação para a temporada 2025, com foco nos primeiros torneios do ano – a Seletiva Nacional e a primeira etapa do Campeonato Brasileiro –, que serão realizados entre os dias 25 e 30 de março, ainda sem local definido. 

A Seletiva Nacional irá definir os atletas que irão disputar os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano, em Monterrey, México, e Recife (PE), respectivamente. 

Já o Campeonato Brasileiro, é dividido em duas etapas. A primeira, que será disputada em março, serve para acumular pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). A segunda, irá definir os campeões brasileiros em diversas categorias, com previsão para acontecer entre novembro e dezembro. 

Atualmente, o carateca compete pela categoria Sênior, abaixo dos 75kg, na modalidade Kumite. 

Histórico

Bortolomasi iniciou sua trajetória no Karatê aos seis anos de idade nas dependências esportivas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com aulas ministradas pelo sensei Paulo Bartolo. Desde 2019, ele acumula 11 medalhas, sendo seis de ouro, quatro pratas e um bronze.

"Desde pequeno cresci querendo lutar e pedia para o meu pai me inscrever em alguma modalidade. Fiz algumas aulas experimentais, e quando pratiquei o Karatê, meu olho brilhou e nunca mais parei", comentou Bortolomasi.

Tetracampeão estadual, se destacou no cenário nacional com apenas 18 anos, quando conquistou o Campeonato Brasileiro de 2022 na categoria Sênior. Em seu currículo internacional, o carateca já faturou o Campeonato Sul-Americano de 2023, lutando pela categoria Sub-21.

Medicina

Em 2021, o carateca ingressou na Universidade São Judas Tadeu (USJT), em Cubatão, para estudar medicina. Segundo ele, a definição pelo curso aconteceu no último ano do ensino fundamental, quando estudava no Colégio Santa Cecília.
 

"Decidi mais ou menos no 9º ano por conta das matérias na escola. Sempre gostei muito de biologia e química, e não queria fazer nada de exatas. Achei que tinha uma aptidão para medicina, e fui me apaixonando aos poucos", explicou o atleta.

Atualmente, o carateca divide a rotina de treinos na Academia Resistência com as aulas na USJT, enquanto se prepara para os campeonatos a disputar em 2025 e o internato nos hospitais da Baixada Santista. 

"Acredito que para manter os dois bem feitos, tem que ter planejamento e uma rotina bem-estruturada. Tendo horários estabelecidos e seguindo eles, você consegue fazer tudo bem feito. Tem que ter dedicação e força de vontade para concluir todos os objetivos", concluiu Bortolomasi.

Confira as principais conquistas do carateca:

1x Campeão Brasileiro (2022 - Sênior)
1x Campeão Sul-Americano (2023 - Sub-21)

4x Campeão Paulista (2019 - Sub-15; 2022 - Sub-21; 2023 - Sub-21; e 2024 - Sênior)
3x Prata no Pan-Americano (2019 - Sub-15; 2022 - Sub-21; e 2023 - Sub-21)

1x Prata no Youth League (2019 - Sub-15)

1x Bronze por Equipes no Pan-Americano (2024 - Sub-21)

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTE

CazéTV transmite estreia de Neymar no Paulistão Sicredi

ESPORTE

Campeã Olímpica, Beatriz Souza se torna número 1 no Ranking Mundial de judô

ROBINHO-JUSTIÇA

Defesa de Robinho recorre ao Supremo e pede que ex-jogador seja solto

2
Entre em nosso grupo