Quinta, 21 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,77

EuroR$ 6,08

Santos

22ºC

Varíola, Varicela e Herpes Zoster

Márcia Faria Rodrigues - Médica pediatra e especialista em adolescentes

Márcia Faria Rodrigues

25/07/2022 - segunda às 12h34

Agora só se fala da Varíola (a do macaco). Vou explicar um pouco sobre isso, mas temos um assunto muito mais frequentes, grave e impactante para falar hoje: A Herpes Zoster.

Varíola (a Humana e a do Macaco) são causados por Vírus da família poxvírus.  Daí o nome Monkeypox: “Varíola do Macaco” . Por serem vírus “parentes” quem foi vacinado com a antiga vacina contra Varíola tem uma certa proteção contra esse vírus.  (saiba mais em www,msdmanuals.com).  Mas em 1980 , com a erradicação da Varíola no mundo, a vacinação contra Varíola foi suspensa e começaram a acontecer surtos da Varíola do Macaco no mundo . Em 2020 foram mais de 4000 casos no Congo, por exemplo.  Na verdade, o reservatório desse vírus são os roedores. Os macacos são vítimas, como nós. Se o número de casos aumentar, uma opção é voltar a produzir a vacina (hoje ela não existe em NENHUM lugar do mundo). 

Pois é, já falamos sobre isso em outro artigo: VACINA foi eleita a palavra do ANO em 2021. No entanto, não usamos as vacinas que JÁ TEMOS e contra doenças muito frequentes no nosso meio.

Uma delas é a HERPES ZOSTER. Também conhecida como COBREIRO, a maioria das pessoas só vai atrás de ter informações de tratamento e prevenção após ter a doença ou ter alguém conhecido com ela. Só aí as pessoas percebem a gravidade dela e como ela é incapacitante. 

Que doença é essa? É a recidiva da VARICELA (Chickenpox -  Varíola da galinha), a famosa CATAPORA.

Vamos entender: Se a criança tem CATAPORA, o vírus pode ficar “dormente” e permanece silencioso nas terminações nervosas por anos até que, um dia, é reativado. Uma de cada 3 pessoas acima de 60 anos terão Herpes Zoster na vida. Ela acontece quando há queda de imunidade, pela idade, uso de medicações ou outras doenças que diminuem a imunidade. O vírus “acorda” e provoca a doença. 

Quando isso acontece, na pele aparecem bolhas como a da catapora mas na região do nervo acometido, o que provoca muita dor. Essa dor pode durar MESES mesmo após o desaparecimento das bolhas.

Mas é uma doença para qual EXISTE vacina: A da Varicela, para crianças e a da Herpes Zoster para adultos. Se a criança não tiver catapora, não terá Herpes Zoster. Mas a maioria dos adultos tiveram essa doença na infância e estão em risco de desenvolver Herpes Zoster.

A Vacina mais moderna existe há uma década nos EUA, mas só esse mês chegou ao Brasil.

O nome é Shingrix. TODAS as pessoas acima de 50 anos devem ser vacinadas. Abaixo dessa idade, tomam a vacina pessoas com problemas de imunidade, como pós transplante, HIV, pessoas que tomam remédios para Lupus, entre outros.  Ela previne mais de 90 % dos casos de Herpes Zoster.

Quem, por acaso, recebeu a antiga vacina contra Herpes Zoster (Zostavax) também deve receber essa nova vacina, pois a proteção da vacina antiga era de 70%. 

Pois é, todo mundo querendo uma vacina contra “Varíola do Macaco” mas estão esquecendo da vacina contra “Herpes Zoster”.

Portanto, informe-se. Pergunte ao seu médico, converse com parentes e amigos, perguntem se já tiveram essa doença. Se sim, eles com certeza te farão ir se vacinar! E vacine seus pais e avós. Eles merecem esse cuidado.  

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

IMPOSTOS

Pequenos negócios com débitos serão excluídos do Simples Nacional pela Receita Federal

COMPORTAMENTO

Peças que não podem faltar na sua mala de viagem

MOBILIDADE

Linha 17-Ouro recebe sistema de alimentação elétrica que vai movimentar os trens

2
Entre em nosso grupo