Kenny Mendes - Deputado estadual e 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Kenny Mendes
01/12/2021 - quarta às 16h49
A Baixada Santista é referência na aplicação das vacinas contra o novo coronavírus em solo paulista. Por aqui, 80% da população já está imunizada com a primeira dose, enquanto 66% dos moradores já completaram o ciclo vacinal (segunda dose ou dose única da Jenssen). É um excelente sinal.
Avançamos e muito, mas não podemos nos descuidar. A retomada que tanto desejamos tem, sim, de ser feita com critérios e de forma gradativa. E isso vem ocorrendo a contento na região, com esforço da população, do setor privado e das prefeituras. Mesmo com a redução dos índices, ainda há registro de novos casos e mortes. A batalha contra o vírus não terminou.
Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) realizada em outubro, os prefeitos decidiram liberar a realização de eventos privados ‘controlados’ nesse final de ano – ou seja, com restrições de público, exigência de comprovação de vacinação e medidas de segurança sanitária. É só um exemplo de como a volta à normalidade tem de ser encarada no momento.
Estamos todos cansados da pandemia. Mas não é hora para baixar a guarda. A recuperação financeira, a volta aos estudos, a retomada das atividades sociais, tudo isso ainda exige certos sacrifícios. Mas já foi pior, não nos esqueçamos.
Temos de ter em mente o que está acontecendo na Alemanha, Inglaterra, China e vários países do Leste Europeu: nesses locais, parte da população ainda se recusa a se vacinar. Ao contrário da Espanha, que atingiu 80% de imunizados, onde a pandemia está sob controle e a retomada econômica está a todo vapor.
A se pensar.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9
Deixe a sua opinião
ver todos