Quinta, 21 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,82

EuroR$ 6,12

Santos

23ºC

Superando incertezas: A difícil arte de vencer os desafios na saúde

Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras - Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos

Ana Paula Viveiros Valeiras

22/04/2022 - sexta às 00h00

O tema que quero abordar é a difícil arte de vencer os desafios que aparecem em nossa vida diária, principalmente quando nos referimos à saúde humana. Cada vez que nos deparamos com novas doenças, novos vírus ou até mesmo aqueles que já estiveram em outros momentos na humanidade, temos que traçar novas estratégias para o enfrentamento e estabelecermos metas para alcançarmos os objetivos. A incerteza é um dos maiores desafios para a ciência, governos e sociedade. Essas incertezas que se apresentam em diferentes aspectos, desde como diagnosticar, tratar, monitorar a doença até a prevenção através de vacinas. E com isso é necessário também refletir sobre os efeitos que teremos na economia, na educação, na sociedade. Enfim, como enfrentar e como superar tais incertezas. 

Com as novas doenças surgindo, como por exemplo a COVID-19, fomos aprendendo ao longo do surgimento da doença. Inicialmente tivemos grandes obstáculos para prever o número de doentes que o sistema de saúde iria atender, de como estimar a necessidade por equipamentos, recursos humanos, insumos, enfim, não tínhamos como fazer previsões, pois se não temos dados históricos de uma dada situação, não temos como fazer previsões. 

Para a Vigilância em Saúde, a tomada de decisões é necessária e um histórico da doença deve existir para nos apoiar e desvendar os limites que estamos enfrentando naquele momento e, através desse conhecimento, buscar as soluções do problema em si. Portanto, a qualidade da informação é imprescindível, desde o impacto da doença na comunidade, assim como na assistência do sistema de saúde, no colapso que a alta demanda por hospitalização em enfermarias e UTIs pode acarretar, além da disseminação do vírus, a prevenção através de uma vacina e das medidas higiênicas sanitárias.

Portanto, para atravessarmos esta jornada de incertezas é fundamental procurar entender o que é esta nova situação e ter total transparência para contribuir com a veracidade dos fatos e, consequentemente, gerar confiança nas tomadas de decisões. Nesse momento, é importante perseverar no enfrentamento, reconhecer e adaptar as condutas com a chegada de novas informações.

E é preciso estarmos preparados e sensibilizados para a tomada de decisões baseando-se em informações científicas e confiáveis, com ações coordenadas e em cada nova informação ou descoberta devemos analisar e mudar o rumo para obtermos o sucesso. Tudo é dinâmico e rápido. Mas devemos dar o verdadeiro valor à vida. O que não podemos perder são as vidas, porque essas são perdas irreversíveis e dolorosas. 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

IMPOSTOS

Pequenos negócios com débitos serão excluídos do Simples Nacional pela Receita Federal

COMPORTAMENTO

Peças que não podem faltar na sua mala de viagem

MOBILIDADE

Linha 17-Ouro recebe sistema de alimentação elétrica que vai movimentar os trens

2
Entre em nosso grupo