Gustavo Klein - Apaixonado por livros, filmes, música e séries, atua há mais de 30 anos como jornalista cultural
Gustavo Klein
15/03/2022 - terça às 00h00
Entre tantos serviços de streaming concorrentes, o pioneiro deles - Netflix - vem se destacando pela diversidade de seu catálogo em relação à origem das produções. Enquanto na concorrência o forte são as produções norte-americanas (até porque é o mercado dominante, culturalmente falando), no Netflix é comum ver filmes turcos como ‘O Milagre da Cela 7’ ou a série coreana ‘Round 6’ liderando o ranking dos mais assistidos.
É saudável e altamente positivo que outros mercados produtores de entretenimento tenham espaço e que o público tenha acesso a esta produção. É desta forma, conhecendo a cultura de outros povos, que se exercita a melhor forma de empatia. Conhecer e entender é talvez a única forma de evitar preconceitos e conflitos. Fiz, então, uma relação do que de mais recente - e melhor - entrou na Netflix fora do ‘mainstream’ norte-americano. Confira:
Guia Astrológico Para Corações Partidos (Itália)
Seriado italiano, uma comédia romântica que gira em torno de uma produtora de tevê, solteira, que cria um reality-show de namoro baseado na astrologia e faz o maior sucesso. O show mostra essa vida profissional mas também os fracassos pessoais da moça e de seus colegas no campo amoroso. Bobeirinha divertida, são duas temporadas de seis episódios de meia cada.
Estúdios Ghibli (Japão)
As animações japonesas dos estúdios Ghibli estão entre os maiores clássicos recentes da filmografia do país. Há verdadeiras joias que refletem a cultura, o modo de pensar e as tradições do país, como ‘Meu Amigo Totoro’, o oscarizado ‘A Viagem de Chihiro’ e o doce ‘Ponyo’. Todos os filmes do estúdio estão disponíveis no serviço.
Alice in Borderland (Japão)
Quem curtiu ‘Round 6’ não pode perder este seriado japonês nos mesmos moldes mas ainda mais violento. Moradores aleatórios de Tóquio são selecionados para um jogo em que a própria vida é o prêmio principal, com provas ao melhor estilo Jogos Mortais e aquele tradicional mistério de sua origem revelando conspirações completamente malucas. Divertido, deve ganhar uma nova temporada em breve.
Midnight Diner (Japão)
É uma das séries mais interessantes do Netflix, que produziu duas temporadas extras de um seriado que já existia e havia sido descontinuado. São capítulos independentes focados na figura de um cozinheiro conhecido apenas como Mestre, dono de um pequeno restaurante que funciona da meia-noite às sete da manhã. Ali, se encontram e desencontram os notívagos moradores de Tóquio, almas perdidas na madrugada em busca de seus pratos favoritos e o espectador fica conhecendo um pouco da história da pessoa e do prato. Uma pena que os outros cerca de 50 episódios da série, que não foram produzidos pela Netflix, ainda não tenham entrado no serviço.
Cinema Espanhol (Espanha)
Além de ‘Mães Paralelas’, que marca a oitava colaboração de Pedro Almodóvar com Penélope Cruz, o Netflix disponibilizou outros filmes do diretor, como os já clássicos ‘Ata-Me’ e ‘Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos’. Também vale muito a pena experimentar outros filmes e séries do país. Um diretor espanhol de quem gosto muito e também tem filmes no serviço é o Alex de La Iglesia. Assista, dele, a ‘Perfeitos Desconhecidos’, uma maluquice deliciosa sobre um grupo de amigos que, durante um jantar, resolve fazer uma brincadeira perigosa: todos os celulares devem ficar no centro da mesa e qualquer ligação ou mensagem que chegar deve ser atendida, mostrada e ouvida, em viva voz, na frente de todos. Confusão certa, não? E, claro: também no serviço está o megasucesso ‘La Casa de Papel’.
O Violino do Meu Pai (Turquia)
Eu, sinceramente, não embarquei na história de ‘O Milagre da Cela 7’. Não consegui me emocionar mas isso provavelmente é culpa minha, que ao longo da vida me tornei mais cínico do que deveria. Mas como o filme fez um enorme sucesso por aqui e levou muita gente às lágrimas, outras produções da Turquia dentro da mesma proposta, de exagero e apelo à emoção sem grandes problemas em parecer piegas, chegaram ao serviço. É o caso de ‘O Violino do Meu Pai’. A história: Unidos pela dor e pelo amor à música, uma menina órfã e seu tio violinista têm suas vidas transformadas. Prepare os lenços!
Mais do que ‘Round 6’ (Coréia)
Muito além da premiada série, campeã de audiência do serviço em todo o mundo, o Netflix traz diversos filmes e séries do único país que ganhou o Oscar de Melhor Filme com uma produção não falada em inglês. São muitos seriados juvenis, a maioria deles baseada em mangás japoneses, e muitas comédias românticas. Destaque para Chocolate (de 2020), sobre um grupo de amigos que se reencontra depois de anos e voltam a conviver, tendo a comida como grande ligação.
O jeito inglês de ver o mundo (Grã-Bretanha)
As produções inglesas também fazem sucesso no serviço, com destaque para a mais recente febre, a série ‘The Crown’, que conta a história da atual rainha Elizabeth desde antes de assumir o trono, passando pelo escândalo da princesa Diana e que na próxima temporada chegará até os filhos de Diana. Mais antiga mas impregnada da cultura inglesa, Downton Abbey é diversão certa para quem curte novelonas de época.
Deixe a sua opinião
ver todos